A ministra guineense dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, apresentou esta sexta-feira, 24 de janeiro de 2020, o pedido da sua demissão através de uma carta entregue ao Gabinete do Primeiro-ministro, Aristides Gomes. A informação consta na página oficial da rede social (Facebook) do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Suzi Barbosa lembrou na sua carta enviada ao chefe do governo que assumiu o “desafio e a responsabilidade patriótica de defender o programa do governo com base nas orientações políticas e no interesse supremo do país”. E acrescentou que procurou basear todas as suas ações e intervenções com base no profissionalismo e na competência, sempre imbuída de sentido de Estado e do espírito de trabalho em prol do desenvolvimento nacional.
“A minha demissão do governo, que representei com orgulho, deve-se a motivos pessoais e políticos que considero fundamentais para a salvaguarda da minha dignidade, a qual tenho direito e de que não abdico”, assegurou. De acordo com as informações apuradas, a ministra encontra-se neste momento no exterior.
Agradeceu a confiança depositada na sua pessoa para servir o país e defender a bandeira nacional, enquanto chefe da diplomacia e responsável pela política externa da Guiné-Bissau.
Recorda-se que a ministra demissionária foi vista num vídeo ao lado do Presidente eleito, Úmaro Sissoco Embaló, em visita ao Chefe de Estado da Nigéria, Muhammad Buhari. Uma situação que foi muito criticada nas redes sociais pelos militantes do PAIGC.
Suzi Barbosa, que é igualmente dirigente (membro do Comité Central) do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e deputada da nação eleita no círculo eleitoral n°12, que compõe os setores de Ganadu e Contubuel, região de Bafatá no leste da Guiné-Bissau.
Por: Assana Sambú





















