Cerimónia fúnebre: GOVERNO GUINEENSE ENALTECE CONTRIBUIÇÃO DE SOLA N’QUILIM NA AFIRMAÇÃO DA DEMOCRACIA

O ministro da Justiça, Fernando Mendonça, afirmou esta segunda-feira, 16 de março de 2020, que o malogrado Sola NQuilim Nabitchita era um dos incansáveis líderes políticos que deram enorme contribuição para a afirmação do estado de direito democrático que está a ser construído na Guiné-Bissau.

Fernando Mendonça falava na cerimónia fúnebre do último adeus ao malogrado realizada no salão nobre do ministério da justiça, na presença do Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, do presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, dos membros do governo de Nuno Gomes Nabian, dirigentes do Partido da Renovação Social (PRS), familiares e amigos.

Fernando Mendonça lembrou que Sola NQuilim Nabitchita era um homem que, enquanto figura pública, deu uma grande contribuição para o desenvolvimento sócio-económico da Guiné-Bissau.

“Sola N’Quilim Nabitchita pautou sempre a sua conduta para dignificação da classe política com postura de tenacidade na defesa intransigente das suas opções e convicções políticas. Com esta postura deu ao país em alguns dos seus momentos mais difíceis ganhos significativos. Quero sublinhar que galgou patamares da pátria”, sublinhou.

Em nome do parlamento guineense, a primeira secretária, Dam Yalá, descreveu que o malogrado foi desde o primórdio da democracia guineense deputado da nação, tendo ocupou várias posições parlamentares, nomeadamente: membro da Comissão Especializada para a área da Mulher e Criança, membro da Comissão Permanente e três vezes líder do grupo parlamentar do PRS, função que exerceu até à data da sua morte.

A responsável informou que Sola N’Quilim Nabitchita era um brilhante e referência parlamentar e representou a Assembleia Nacional Popular em múltiplos eventos internacionais e foi membro do grupo parlamentar da Guiné-Bissau na Assembleia popular da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa e as suas representações, enquanto parlamentar, fê-las com brio, firmeza na defesa dos superiores interesses da nação guineense.

Em nome dos familiares, Ncole Nabitchita agradeceu a todas as individualidades que estiveram presentes na cerimónia fúnebre do malogrado e notou que a morte de Sola NQuilim Nabitchita não mexeu apenas com a família a que pertencia, como também com toda a comunidade guineense, devido ao trabalho realizado para o bem-estar da Guiné-Bissau.

O Sola N’Quilim Nabitchita era Engenheiro Agrónomo de formação e mestre em ciências agrárias. Foi líder da bancada parlamentar do PRS, presidente da União dos Estudantes Africanos nas décadas 90 na União Soviética. Tão cedo pelo seu talento e espírito democrático, por excelência, despertou o líder imortal e ocupou cargo de vice-presidente do PRS, após a sua fundação. O malogrado era um dos mais experientes deputados da nação que prestou, quando ainda estava em vida, a sua valia pela pátria no hemiciclo parlamentar por 9 mandatos e três vezes líder da bancada parlamentar do PRS. Exerceu funções do ministro da Administração Territorial e Poder Local e o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.


Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *