Covid-19: DEZOITO TÉCNICOS DE UMA CLÍNICA EM QUARENTENA POR SUSPEITAS DA INFEÇÃO POR CORONAVÍRUS

Dezoito técnicos de saúde da clínica privada “madrugada” estão em quarentena, no próprio estabelecimento  sanitário, na sequência da morte de uma idosa suspeita de estar infetada e com problemas respiratórias. A comissão interministerial para o acompanhamento de prevenção de Covid-19 informou que o número de casos de infeção subiu para 40 na Guiné-Bissau, segundo registos divulgados hoje, 13 de abril de 2020.

O Democrata apurou junto de uma fonte que a idosa falecida tinha sido mantida em confinamento domiciliário em Canchungo, enquanto uma das suspeitas que teria mantido contacto com um empresário português que estivera em visita de negócios em Bissau e Canchungo.

O porta-voz da Comissão Interministerial, o médico Tomane Baldé, durante a habitual conferência de imprensa, no quadro da informação epidemiológica diária sobre a evolução do COVID-19 na Guiné Bissau realizada hoje disse que a paciente teria tido complicações  em Canchungo antes de ser transferida para a Clínica Madrugada-“Dom Settimio Arthur Ferrazetta”, em Bissau. Informações recolhidas da fonte, indicam que esta unidade sanitária privada não terá comunicado às autoridades sanitárias nacionais o caso.

“A suspeita tinha seus problemas de saúde e complicou- se antes de ser transferida  para a clínica madrugada em Bissau e a direção da clínica não comunicou às autoridades sanitárias.  Tínhamos recomendo as todas as estruturas sanitárias que qualquer paciente com insuficiência respiratória ou tosse fosse qual fosse o sintoma similar deveria ser declarado obrigatoriamente às autoridades competentes durante este período de luta contra Coronavirus”,  realçou.

Disse ainda que a clínica não procedeu, de acordo com as recomendações, porque “a paciente era declarada  suspeita”.
Numa curta entrevista ao Democrata, o coordenador nacional do centro de emergência, Dionísio Cumba confessou que souberam da ocorrência tardiamente,  facto que não conseguiram proceder com “tampão” para se apurar se realmente a morte daquela idosa não tinha realmente a ver com Covid- 19.

“Se nos tivessem comunicado com antecedência teríamos  feito exames que dissipariam todas as   dúvidas… Mas alguns técnicos da madrugada que não tiveram contato direto com a paciente poderão ir para as suas casas, assim que a situação justificar”, assegurou.
Dionísio repudiou  a falta de colaboração dos pacientes e dos seus familiares, sobretudo na coleta das amostras laboratoriais.

De acordo com o boletim diário, sobiu para 40 os casos positivos do COVID-19 na Guiné Bissau. Sobe o setor autónomo sobe para 31 casos confirmados, e mantêm-se 5 para região do Biombo e 4 para região de Cacheu.


Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *