Covid-19: GOVERNO CHINÊS OFERECE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO A GUINÉ-BISSAU

A República Popular da China ofereceu ao governo da Guiné-Bissau um lote de equipamentos de proteção para o combate ao coronavírus (Covid-19). O donativo chegou a Bissau hoje, 18 de abril de 2020, no âmbito do apoio que o executivo chinês está a dar para os países africanos.

De acordo com um comunicado conjunto da Embiaxada da República Popular da China na Guiné-Bissau e a representação do Programa Alimentar Mundial (PAM), os materiais inlcuem: 2.000 máscaras de proteção, 10.000 máscaras cirúrgicas, 2.000 macacões descartáveis, 500 termómetros de infravermelhos, 2.000 óculos de proteção, 10.000 pares de luvas de nitrilo descartáveis e 10.000 pares de capas de sapatos descartáveis.

O comunicado informa que os referidos materiais recebidos em Acra, capital do Gana, através do PAM, que se encarregou do apoio técnico e logístico bem como do transporte aéreo do Gana para a Guiné-Bissau.

“Esperamos que a doação seja utilizada da maneira eficaz e eficiente, maximizando o uso pelas instituições de saúde pública que deles necessita para atender os pacientes que tenham a confirmação do COVID-19” lê-se no comunicado, que entretanto, adverte que a Embaixada da China e o PAM aguardam o plano de distribuição dos referidos materiais que o Centro de Operações Emergências em Saúde vai preparar.

Segundo o comunicado, esta não é a primeira vez que o Governo da China e aquela agência das Nações Unidas colaboram para apoiar países, onde o PAM desenvolve programas de desenvolvimento e ações humanitárias.

O comunica sublinha que desde 1981, a China começou ser a doadora do PAM e que numerosos países têm recebido do Governo da China doações em dinheiro ou assistência técnica, que são combinadas com recursos técnicos e financeiros do PAM.

A Secretária de Estado da Gestão Hospitalar, Cornélia Lopes Man, foi quem recebeu os referidos materiais no início desta tarde no aeroporto internacional Osvaldo Vieira. A governante assegurou aos jornalistas que os materiais ofertados reforçarão o trabalho levado ao cabo pelas autoridades sanitárias no combate ao vírus do Covid-19.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *