O ex-candidato nas últimas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam vai lançar oficialmente este domingo (30 de Novembro) um novo partido político no leste do país concretamente na cidade de Gabú. Uma fonte bem colocada contou a’O Democrata que o anúncio da nova formação política terá lugar em Gabú durante um evento que juntará militantes e simpatizantes oriundos de diferentes localidades.
A criação de uma nova força partidária tem suscitado movimentações internas dentro do Partido da Renovação Social (PRS) fundado por Kumba Yalá, principal apoiante da candidatura de Nabiam no passado escrutínio presidencial. Paralelamente, na altura o PRS decidira indigitar Abel Incada, empresário, como seu candidato no pleito que será vencido na segunda volta por José Mário Vaz contra Nuno Gomes Nabiam.
Depois das eleições, os aliados de Nuno Gomes Nabiam acusam a direcção de Alberto Nambeia de falta de abertura ao diálogo. A integração do PRS no governo do PAIGC liderado por Domingos Simões Pereira sem um mandato prévio da Comissão Política, orgão estatutariamente competente para o efeito, tem sido igualmente evocado como motivo de descontentamento no seio dos renovadores.
Contudo, uma fonte próxima da actual direcção do partido disse ao jornal O Democrata que estão em curso acções de sensibilização a nível das bases sobre a linha de orientação do PRS no actual contexto político do país. “Estamos a passar informações sobre aquilo que é a orientação do partido como forma de evitar tentativas de desinformação por parte de algumas pessoas. O nosso partido continua firme”.
Entre os apoiantes do novo partido político figuram os nomes de Juliano Fernandes, antigo director da campanha de Nabiam, e o advogado Armando Mango. Pedro da Costa, Máximo Tchuda, Biaia Na Pana, todos membros da Comissão Política do PRS são igualmente citados na lista.
Por: Redação

















Porque razão um país pequeno com tantos partidos políticos? Por mim guine devia ter no máximo 4 partidos políticos. Isto demonstra que na. Guine ninguém é mais que ninguém. Todos querem mandar. Por isso existe muitas intrigas.
Mencione nome desses partido.
O numero de partidos politicos nao tem nada a ver com o tamanho do pais. Respeitemos a vontade do Guineense. Quem quiser criar um partido que o faca em estrita observancia das normas que regem essa materia. Nao sou dessa nova formacao politica, porque o meu partido e o PAIGC, mas e bom que o povo tenha outras alternativas, assim atrevimento ta caba. Eu sou contra a bipolarizacao da vida politica, por isso, devem aparecer mais partidos, mas bem estruturados e nao partidos sem sede, sem militantes, sem visao. Viva a democracia!.
Minha opiniao!
Eu julgo que o povo guineense ja estava cansado de ver aparecimento de muitos PARTIDOS POLITICOS. E ate pelo pequeno numero de populacao do nosso pais, nao fazia sentido apostar em formar um novo partido, mas sim, na uniao dos quadros politicos, aderindo aos partidos ja existentes.
Sera que o Nuno G. Nabian tera sorte e levar o seu partido ate ao topo!?!?!
Boa sorte ao Nuno Gomes Nabiam.Estamos no seu lado.Um dia voce vai ser o presidente da nossa terra, Guinea Bissau.Eu quero dizer força e coragem para ti.Estamos junto e Deus tambem esta connosco.Amen!