MINISTRO DE DEFESA PROMETE CRIAR CONDIÇÕES PARA DINAMIZAR AS FORÇAS ARMADAS

O ministro da Defesa Nacional, Sandji Fati, prometeu criar condições necessárias para a dinamização das forças armadas guineenses, bem como trabalhar no programa de capacitação das mesmas a fim de poderem cumprir cabalmente as suas missões. 

Acrescentou na sua declaração que, a semelhança dos militares, os elementos das forças de segurança, a Guarda Nacional e as polícias, necessitam também de formação e de capacitação como os militares, por isso é preciso melhorar a escola nacional de Cumeré para que esteja em condições de receber eventuais formandos.  

O ministro fez estas considerações na sua declaração aos jornalistas, no fim de uma visita ao centro de preparação militar de Cumeré, no setor de Nhacra, região de Oio, no norte da Guiné-Bissau. Fati, que dirige a pasta da defesa nacional e também general na reserva, fez-se acompanhar dos ministros do Interior, Botche Candé, das Finanças Públicas, João Alage Mamadu Fadia, do chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas e seu adjunto, o General Biague Na N’Tane e o General Mamadu Turé “N’Krumah”, como também de altos oficiais militares e das forças de segurança.

O ministro percorreu todas as instalações acompanhado dos dois ministros e chefes militares para verem o estado avançado de degradação dos edifícios daquele que é tido como o maior centro de instrução militar do país.

A degradação do posto de saúde chamou atenção dos visitantes, em particular dos membros do governo, que fizeram questão de visitar todas as salas daquele serviço. O teto do bloco de posto de saúde está totalmente danificado e no telhado vêm-se buracos por todo o lado.

Após a visita, o ministro da defesa nacional explicou aos jornalistas que fez-se acompanhar dos dois ministros para constatarem “in loco” a situação do centro. Garantiu que farão o balanço da visita a fim de acionarem algumas medidas urgentes com o intuito de criar as condições necessárias para melhorar “a vida da escola e adequá-la à receção de soldados, como outrora acontecia”.

Assegurou que, na verdade, era preciso fazer muito trabalho para que a escola pudesse voltar a ter condições de habitabilidade para que o objetivo da formação possa ser atingido.

Presente na visita, o ministro do Interior, Botche Candé, disse que o seu pelouro está a trabalhar seriamente com o ministério da defesa na melhoria das condições do centro de Cumeré, porque “o ministério do Interior pretende avançar este ano ou no próximo com o recrutamento e a preparação de elementos de todas as estruturas das forças de segurança”.  

“Temos vários polícias a trabalhar há muitos anos e a receber os ordenados, mas nunca receberam instrução paramilitar. Por isso decidimos, numa reunião no ministério, que deveríamos pedir ao ministério da Defesa que nos autorizasse a enviar elementos das forças de segurança para uma formação no centro” contou para de seguida anunciar que o Chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, manifestou a vontade de visitar o centro de instrução militar de Cumeré.

O ministro das Finanças Públicas, João Alage Mamadu Fadia, disse que ficou sensibilizado com tudo aquilo que constatou no terreno e que aguarda as propostas de reabilitação do centro, prometendo que as finanças poderiam reagir positivamente às necessidades das forças armadas.

Reconheceu que o centro precisa de uma intervenção e de reabilitação, de forma a mantê-lo no nível desejável. Adiantou que as forças armadas estão em condições de reabilitar o centro através das suas estruturas de engenharia militar.  


Por: Assana Sambú

Foto: A.S  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *