Eleição na FFGB: COMISSÃO ELEITORAL JUSTIFICA MEDIDAS SANITÁRIAS PARA ADIAR VOTAÇÃO PARA AGOSTO

O presidente da Comissão Organizadora das  Eleições na Federação de Futebol da Guiné-Bissau( FFGB), Lino Lopes, anunciou este sabádo, 25 de julho de 2020, que, devido a insuficiência de condições evocadas no relatório de avaliação do Alto Comissariado de combate à COVID-19, o escrutínio previsto para hoje, foi adiado para 08 de agosto.

Lino Lopes falava aos jornalistas, depois de quatro horas à espera que o  processo de votação tivesse lugar. 


“O adiamento da eleição tem a ver com a questão de saúde pública, porque o  espaço que estava  reservado para realização do evento, não reúne condições exigidas pelas autoridades sanitárias, sobretudo o distanciamento físico”, assinalou.

O responsavel da comissão eleitoral sublinhou que em função das recomendações das autoridades sanitárias, “a comissão eleitoral decidiu adiar o escrutinio para o próximo dia 08 de agosto próximo” , afirmou. 

Em relação da Federação Internacional de Futebol (FIFA) que decidiu suspender o presidente da FFGB, de todas as atividades desportivas, por um período de 10 anos, Lino Lopes disse que  a comissão não recebeu, oficialmente, nenhuma notificação da FIFA, e que tiveram conhecimento apenas pelos orgãos de comunicação social.

“Vamos continuar a acompanhar o caso, e se recebermos uma notificação da FFIFA sobre o assunto, tomaremos deligências necessárias, de acordo com as normas”, assegurou.

De referir que antes dessa decisão, o porta-voz do denominado coletivo de cinco candidatos a liderança da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Sadjo Seide disse ao jornal O Democrata que terão requerido à Comissão Eleitoral denunciando certas irregularidades, designadamente,  o fato de o espaço que vai albergar os congressistas não oferecer condições de distanciamento físico para cerca de 70 pessoas e também o presidente cessante estaria a receber em audiência separada os delegados ao congresso  no seu gabinete próximo da sala onde vai decorrer escrutínio. 


Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa