Presidente da ANP: “PRESIDENTE SISSOCO GARANTIU-ME QUE NUNCA ORDENOU O CONFISCO DA SEDE DO PAIGC”

O presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, disse que recebeu a garantia do Chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, em como nunca ordenara o confisco da sede nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e que ele (Sissoco) é um presidente da concórdia nacional e deseja boa vizinhança com os libertadores.

Cassamá, que também é primeiro vice-presidente do PAIGC, fez estas revelações aos jornalistas esta terça-feira, 4 de agosto de 2020, à saída de uma audiência regular com o Presidente da República para debruçar sobre a situação do Parlamento e do país.

“O presidente garantiu-me que nunca, mas nunca, a sede do PAIGC será confiscada por sua ordem, enquanto primeiro magistrado da Nação. Disse-me ainda que não fará política de baixo nível ao ponto de pôr em causa os desígnios que nortearam a criação da sede do PAIGC, como também pediu-me para tranquilizar os dirigentes e militantes do partido que a sede vai continuar no local onde se encontra”, explicou.

Sublinhou que o encontro com o Chefe de Estado teve bons resultados, que manifestou a vontade de manter essa relação de interdependência no âmbito da Constituição da República. Garantiu que estará sempre disponível para qualquer momento que o Presidente da República o convoque para reunião.

“A audiência de hoje realizou-se no quadro normal definido pela Constituição, mas também é uma audiência quase de urgência, na qual analisamos alguns problemas do país, em particular, entre os dois órgãos da República, sobretudo o funcionamento da sessão parlamentar e algumas questões internas do país. Também informei ao Presidente a preocupação do partido relação à informação que nos chegou que haveria uma diligência para o confisco da sede do PAIGC”, notou.


Por: Assana Sambú

Foto: Cortesia da Presidência da República  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *