PAIGC ALERTA COMUNIDADE INTERNACIONAL QUE EX-PM ARISTIDES GOMES CORRE RISCO DE VIDA

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) alertou esta quarta-feira, 5 de agosto de 2020, que Aristides Gomes, antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, corre risco de vida e alertou a comunidade internacional para que não seja entregue às autoridades guineenses.

Num comunicado divulgado à imprensa, o PAIGC refere que esteve reunido com a representante do secretário-geral da ONU no país, Rosine Coulibaly, onde estiveram presentes outros elementos da comunidade internacional, para denunciar “intenções do atual poder golpista”, que a “pretexto de ouvir Aristides Gomes no âmbito de um processo judicial, de perpetrarem mais um crime” “desta feita contra” Aristides Gomes.

“O PAIGC sustentou que as informações fidedignas que dispõe dão conta do elevado risco à vida do próprio primeiro-ministro obrigam a fazer este alerta junto à representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau no sentido de travar uma resposta positiva ao pedido da sua entrega às autoridades”, refere o comunicado.

O partido salienta também que Aristides Gomes “sob custódia das Nações Unidas” deve continuar a merecer a “proteção devida a um titular de órgão de soberania, independentemente da circunstância ou da eventualidade de ter pedido ou não asilo político ou outra forma de proteção à instituição onde se encontra refugiado”.

As Nações Unidas na Guiné-Bissau nunca confirmaram ter dado refúgio a Aristides Gomes, sendo o PAIGC a primeira entidade a confirmar oficialmente que o antigo primeiro-ministro está sob custódia daquela organização internacional.

Nos últimos dias, mensagens nas redes sociais em Bissau indicavam que o Ministério Público terá enviado uma carta às Nações Unidas a pedir para ouvir Aristides Gomes. Esta informação também não foi confirmada oficialmente quer pela ONU, quer pela Procuradoria-Geral da República.

Fonte do PAIGC disse à Lusa que os advogados do antigo primeiro-ministro não foram notificados, nem o próprio. No comunicado, o partido sublinha que “nenhuma acusação fundamentada foi apresentada para justificar a pretensa audição e nem tão pouco Aristides Gomes foi formalmente notificado”.

O PAIGC pediu à ONU, bem como à restante comunidade internacional, para “assegurarem a permanência de Aristides Gomes nas instalações das Nações Unidas, em condições de segurança e dignidade para garantia da sua integridade física e moral”.


O Democrata/Lusa

1 thought on “PAIGC ALERTA COMUNIDADE INTERNACIONAL QUE EX-PM ARISTIDES GOMES CORRE RISCO DE VIDA

  1. Heeeelaaa!!! Acho que não há e nunca existirá nada que seja visível e que não tem o começo. Vamos deixar de uma vez para sempre, aceitar ou alias! ter a confiança na nossa justiça, deixar que a justiça funcione e que seja feita.
    Nos 47 anos da nossa existência como nação, nunca más nunca um dos nossos políticos ou governantes responderam perante a justiça. Basta, basta…
    Mas o país está como está. Vá lá cidadão! Você que sente a o país no coração, aceite desta vez que a justiça seja feita. É muito inconsciente esta atitude e explanação do dito PAIGC, de afirmar que a vida do ex-primeiro-ministro está em perigo só para evitar que o ex-ministro seja levado a justiça.
    É como dizem, pode! Haver país pequeno mas nunca um estado pequeno, entretanto vão ser garantida toda segurança necessária para com a instabilidade do acuzado…
    Como o hábito. De bibi udjus boca iem, pois estão a tentarem manipular como sempre a opinião pública e internacional, de afirmar que a vida do acusado esta em causa mas que desta vez é duma vez para sempre a mudança para rumo a justiça estará em pé.
    Viva! Guiné-Bissau. É chegado momento, deixemos que tudo ocorra com normalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *