O candidato à liderança da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Fernando Domingos Tavares, foi declarado vencedor das eleições na Federação de Futebol da Guiné-Bissau com 19 votos, correspondentes a 76 por cento, dos 25 delegados presentes no escrutínio, em que apenas um votou abstenção e nenhum voto nulo.
O pleito decorreu à revelia da decisão da Comissão Eleitoral que havia adiado sem remarcar nova data para a sua realização. Inicialmente, o congresso devia ter lugar a 25 de julho último, mas pouco antes da data marcada, o processo foi interrompido e adiado, tendo a comissão eleitoral justificado com falta de condições de distanciamento físico no espaço projetado para sua realização, de acordo com o relatório do Alto Comissariado para combate à COVID-19.
Depois da proclamação dos resultados pelo presidente da comissão organizadora , Abdu Mané, um dos vogais da comissão eleitoral, o recém eleito disse que não tinha havido um vencedor do escrutínio, mas era o futebol guineense que saíra a ganhar, porque as coisas passariam a correr bem conforme as normas do futebol.
O novo presidente da FFGB assegurou que trabalhará com todos os ex-candidatos, porquanto todos são conhecedores do futebol e prometeu reuni-los, dentro de alguns dias, para delinear estratégias para os próximos quatro anos do seu mandato.
“É preciso transparência, conhecimento e dinamismo para elevar o futebol guineense ao mais alto patamar. Sei que faço parte da geração que jogou em campos pelados, mas com a minha liderança isso vai acabar”, prometeu.
Tavares pediu, por isso, ao comité executivo cessante e à Secretaria de Estado dos Desportos que trabalhem de mãos dadas e unam esforços a favor do futebol guineense. A nova figura da federação frisou que, enquanto gestor da empresa, “a história de concorrer à Federação para se enriquecer de forma ilícita acabou” e adiantou que “é preciso ter postura quando se lidera qualquer instituição”.
O candidato Manuel Irenio Nascimento Lopes não participou no escrutínio e nem elementos da comissão organizadora, exceto Abdu Mané, que era primeiro vogal na comissão eleitoral liderada por Lino Lopes.

Concorreram cinco candidatos, nomeadamente, o presidente cessante, Manuel Irenio Nascimento Lopes, Fernando Domingos Tavares, declarado vencedor com 19 votos correspondentes a 76 por cento. Mutaro Bari com 3 votos correspondentes a 12 por cento, Benelívio Cabral Nancassa Insali com 2 votos, correspondentes a 8 por cento, e Paulo Mendonça com apenas um voto, 4 por cento e António Patrocínio com zero voto.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A



















