A Rede Nacional das Associações juvenis (RENAJ) anunciou esta segunda-feira, 10 de agosto de 2020, o lançamento do programa de capacitação e de assistência técnica dirigido às organizações afiliadas e associações de base.
O anúncio foi tornado público pelo presidente da RENAJ, Seco Duarte Nhaga, durante o ato do lançamento do programa numa conferência de imprensa realizada na sede nacional da organização, em Bissau.
A RENAJ lançou a iniciativa porque não tem condições de realizar a décima quinta edição da Escola Nacional de voluntariado, tendo em conta a prevalência da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19).
O responsável assegurou que a organização não queria deixar os jovens associados sem programa,em consequência do estado da emergência, por isso decidiu lançar este programa com o propósito de revitalizar o movimento de associativismo juvenil na Guiné-Bissau.
Seco Duarte Nhaga pediu aos jovens que assumam as suas responsabilidades, para que estejam em condições de exigir das autoridades o cumprimento dos seus deveres.
Sublinhou que, apesar da pandemia da Covid-19, a sociedade guineense, sobretudo os jovens, voltou gradualmente a fazer festas e a promover diferentes atividades lúdicas, aglomerando pessoas sem qualquer tipo de cumprimento das medidas de prevenção.
Por sua vez, Bacar Dabó, responsável de conselho científico e pedagógico da RENAJ, precisou que a não realização da escola nacional de voluntariado tem a ver com a crise sanitária que assola o mundo.
Dabó disse acreditar que o programa de assistência técnica contribuirá para o diagnóstico de problemas que as organizações enfrentam por forma a encontrar soluções e respostas necessárias aos desafios de momento.
Por: Carolina Djemé



















