A presidente do Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS), Indira Correia Baldé, admitiu esta segunda-feira, 10 de Agosto, que o O Democrata conquistou o seu lugar no panorama de comunicação social da Guiné-Bissau, quando “ninguém acreditava que tivesse o sucesso que conseguiu em oito anos de existência”.
A sindicalista fez essa observação durante a celebração simbólica do VIIIº aniversário da criação de O Democrata assinalada no domingo, 9 de agosto de 2020, na qual referiu que é preciso trabalhar mais para que o jornal continue a assumir, com maior responsabilidade, esse espaço e dar passos positivos.
“Não há dúvidas que o jornal conquistou seu espaço, pelo que é importante que continue a manter essa performance e focalizado nos seus objetivos”, indicou.
Na sua mensagem, Indira Correia Baldé encoraja os profissionais de O Democrata a manterem-se responsáveis e reconhece que enfrentam muitas dificuldades na sua tarefa, mas pediu que continuem a trabalhar para superá-las.
“Essa tecnicidade da direção do jornal e seus profissionais encorajam-nos bastante, mas é preciso esforçar-se mais, ter energia positiva e sonhar mais”, sublinhou.
Por outro lado, em nota enviada à direção do jornal, a direção executiva interina da Rádio Capital escreve que ciente das dificuldades, das ameaças e intimidações e perseguições de que os profissionais da comunicação social são alvo na Guiné-Bissau, “queremos, em nome da liberdade de imprensa e de expressão, encorajar este semanário de informação a continuar a trilhar o mesmo caminho até aqui tem percorrido no nosso país, enquanto um estado de direito democrático”.
Por: Filomeno Sambú



















