MAGDA ROBALO EXORTA O GOVERNO A CUMPRIR MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19

A Alta Comissária para a Covid-19, Magda Robalo Silva, advertiu esta segunda-feira, 28 de setembro de 2020, o governo a ser o primeiro a cumprir as medidas de prevenção contra o coronavírus,previstas no regulamento do Estado de calamidade.

“Nós encontramos várias vezes situações de aglomeração de governantes usando de forma incorreta as máscaras, o que não constitui bom exemplo às populações” disse. 

Durante a conferência de imprensa para a apresentação do boletim semanal da situação epidemiológica do coronavírus na Guiné-Bissau, Magda Robalo disse que a sua instituição não tem competência para fiscalizar o cumprimento das medidas de prevenção, mas sim a de recomendar as medidas. 

“Continuamos a pedir ao governo a ser o exemplo e que ajude na implementação das medidas preconizadas no decreto e no regulamento” disse.

Para a médica, o governo tem que respeitar o seu próprio decreto e zelar pela implementação das medidas a nível das instituições, quer privadas quer estatais e encorajar as pessoas a respeitar as medidas de prevenção, porque há muitas instituições onde não se vê dispositivos para lavagens frequente das mãos.

Questionada sobre o início das aulas na próxima semana (05 de outubro), Magda Robalo espera que hajam condições necessárias para o cumprimento das medidas de prevenção, contudo disse que as escolas cumpriram com as recomendações do alto comissariado e espera que sejam também cumpridas as recomendações previstas no Estado de Calamidade.  

De acordo com o boletim semanal (21 a 26) apresentado hoje, o país registrou 38 novos casos de coronavírus e 95 recuperados, o que faz subir de 2324 para 2362 casos acumulados e os recuperados de 1549 a 1638. 

Mantêm-se os números de óbitos por covid (39), e dos óbitos (06) de pessoas com covid, mas que a causa da morte são outras doenças. E o número dos ativos é de 679, estando atualmente internadas seis pessoas, uma (1) em Bissau, duas (2) em Bafatá e três (3) em Biombo.  

Foram analisadas 1207 novas amostras das quais 38 resultaram positivas e 1169 negativas, e foram reapreciadas 97 amostras.

Os dados indicam que a região sanitária de Bissau conta com um total de 2043 casos de acumulados, dos quais 1474 estão recuperados, 28 óbitos por COVID- 19 e 569 ativos. A região sanitária de Biombo tem 139 casos, 98 recuperados, 07 óbitos e 32 ativos. Região de Cacheu conta com 42 casos, 30 estão recuperados e 12 ativos.

A região sanitária de Bafatá continua com 52 casos dos quais 12 recuperados, quatro óbito e 36 ativos. Oio com 22 casos, dos quais 09 recuperados e 13 ativos. A região de Quinara 37 positivos dos quais 5recuperados e 32 ativos. A região de Tombali com 09 casos, um recuperado e oito ativos.

A região sanitária de Gabú tem 03 casos, 02 recuperados e um ativo. Região sanitária de Farim conta com 14 casos dos quais quatro recuperados e 10 ativos. E a região sanitária de Bolama continua com um positivo ativo.  


Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *