GOVERNO PRETENDE INTRODUZIR OUTRAS MODALIDADES DESPORTIVAS NOS CLUBES

O Governo da Guiné-Bissau pretende transformar as equipas de futebol nacionais em clubes, com a introdução de algumas modalidades desportivas e categorias na nova época desportiva que se avizinha ou no futuro.

A informação foi transmitida à imprensa pelo diretor geral dos desportos, Alberto Dias, momentos depois de presidir a cerimónia de investidura dos novos órgãos sociais da Associação da Medicina Desportiva nas instalações do Comité Olímpico em Bissau.

“Pensamos que as restantes modalidades desportivas, para se desenvolverem e chegar a concorrência a nível regional e internacional, é preciso aumentar o nível das competições. Aquilo só é possível com estruturas organizadas. Por isso, os clubes de futebol devem dispor de estruturas para acolher estas modalidades desportivas”, explicou.

Na ocasião, Dias fez lembrar aos dirigentes desportivos que por azar só os clubes da capital Bissau praticam o campeonato de formação, o que demostra claramente que os direitos das crianças que vivem no interior da Guiné-Bissau estão a ser violados, devido à falta das modalidades desportivas e categorias de base.

Em declaração aos jornalistas no passado sábado, 26 de setembro, o responsável desportivo guineense disse que, a introdução deste projeto nos clubes, vai permitir as crianças escolherem as modalidades da sua preferência, porque existem pessoas que também não gostam de futebol.

Nesta senda, Dias disse que a política da atual Direção Geral dos Desportos é no sentido diversificar as modalidades, criando opções para as crianças que vivem fora da capital, cumprindo com os seus direitos constitucionais de fazer desporto.

Segundo a indicação de Dias, as modalidades que vão ser lançadas nesta época desportiva, ainda sem data oficial de arranque, serão Andebol, Atletismo, Futebol, Voleibol e Luta.

Durante uma longa conversa com a imprensa desportiva nacional, o diretor geral dos Desportos abordou vários assuntos da atualidade desportiva, nomeadamente a falta de competição na Federação de Tênis, próximos jogos amigáveis da seleção de futebol e os preparativos para arranque da época desportiva.


Por: Alison Cabral

Foto: A.C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *