PAULO MENDONÇA DESISTE DA CORRIDA À PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL

O candidato à presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), Paulo Mendonça, anunciou na tarde de segunda-feira, 28 de setembro de 2020, a sua desistência da corrida ao cargo do organismo que dirige o futebol guineense e terá dirigido uma carta à Comissão Eleitoral para informar da sua pretensão.

Na carta entregue por volta das 13 horas e que a redação do Jornal O Democrata teve acesso, Mendonça justifica a decisão depois daquilo que considera de incongruências, falta da transparência e de coerência na administração e organização do processo eleitoral, que na sua explanação, viola os estatutos e o regulamento eleitoral. 

Em conferência de imprensa realizada na sede do Sport Bissau e Benfica, Paulo Mendonça mostrou-se insatisfeito com a decisão da Comissão Eleitoral de readmitir a candidatura de Carlos Teixeira “Caíto”, que chegou a desistir da corrida a favor do presidente cessante (Manelinho). Criticou também a persistência da comissão em realizar a assembleia geral na sede da federação situada no alto Bandim, em Bissau, porque “no passado, o Alto Comissariado de Luta contra a Covid-19, alegou que o espaço não reunia as condições para o cumprimento das regras do distanciamento social”.

“Diversas vezes tentei mostrar aos membros da comissão que devem ser isentos e transparentes, mas não foi o caso. Infelizmente, readmitiram a candidatura de uma pessoa que tinha desistido, por isso, eu acho que esta decisão é anti-estatutária e não posso participar naquele ato”, explicou.

Preocupado com a situação, Mendonça, que foi dirigente desportivo e antigo membro do Comitê Executivo da FFGB, entende que a comissão tinha todas as condições para organizar o processo eleitoral fora das instalações do órgão, permitindo assim total transparência à volta do ato.

Questionado pelo Democrata sobre a possibilidade de o coletivo dos cinco candidatos a entrar em instância judicial para inviabilizar o ato marcado para dia 30 de setembro, Mendonça diz que nos últimos tempos está com muita febre e não tem muita informação sobre esta pretensões, por isso, não pode falar sobre a matéria.

Mendonça denunciou o envolvimento da classe política no processo eleitoral para escolher o sucessor do presidente cessante da FFGB, Manuel Irénio de Nascimento Lopes (Manelinho), embora não tenha mencionado nomes das pessoas envolvidos indiretamente no ato.

O dirigente desportivo fez lembrar ao executivo que tem obrigação de coabitar com qualquer candidato eleito pelos associados e clubes filiados no órgão, a fim de trabalharem para o desenvolvimento de futebol nacional.

Sobre a possibilidade de apoiar um dos candidatos do coletivo, Mendonça mostrou-se aberto neste sentido.

De recordar que o ato eleitoral está marcado para próxima quarta-feira, 30 de setembro na sede da federação. Com a desistência de Mendonça agora só restam 5 candidatos, Carlos Teixeira (Caíto), António Patrocínio, Fernando Tavares (Bené), Mutaro Bari e Benelívio Cabral Nancassa Ínsali.


Por: Alison Cabral 

Foto: AC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *