A menos de 24 horas para o fecho do mercado internacional da transferência dos jogadores que atuam nas principais ligas europeias de futebol, os futebolistas originários da Guiné-Bissau continuam a dominar principais capas dos jornais desportivos da Europa nos últimos dias.
Depois da transferência de Alfa Semedo, Nanú, Ronaldo Vieira e Zidane Banjagui, mais dois futebolistas nascidos na Guiné-Bissau vão mudar-se dos seus respetivos clubes, de acordo com a imprensa desportiva portuguesa consultada pelo jornal O Democrata.
Trata-se de Danilo Pereira, capitão do FC Porto, que vai representar o clube Paris SG, da liga francesa de futebol e “Bruma”, que trocou PSV da Holanda pelos gregos do Olympiacos, treinado pelo português Pedro Martins.
Esta segunda-feira, 05 de outubro, a imprensa de francesa e portuguesa confirmaram a mudança oficial de Pereira. O acordo esse, segundo Zero Zero, implica um empréstimo válido por temporada com cláusula de compra obrigatória. O médio luso-guineense, de 29 anos, vai permitir aos dragões um encaixe de, pelos menos, 20 milhões de euros.
O futebolista que joga pela seleção portuguesa despede-se dos dragões, clube liderado por Pinto Da Costa, desde a época desportiva 2015/2016, depois de 202 jogos, 19 golos marcados e três títulos conquistados.
Na capital francesa, Pereira terá a oportunidade de jogar ao lado de nomes como Neymar, Kylian Mbappé, Ángel Di María e Marco Verratti.
Em relação ao jogador formado na academia do Sporting clube de Portugal, Bruma já representa o clube grego desde sábado passado. O jogador luso-guineense que chegou a capital da Grécia, Atenas, na companhia do empresário também guineense, Catio Baldé, já cumpriu todas as formalidades, incluindo exames médicos e assinou contrato válido por um ano com clube.
De acordo com o Golo FM, Bruma chega ao Olympiakos por empréstimo do PSV, ficando o clube grego com opção de compra do passe. Se o Olympiakos acionar essa cláusula de compra do passe, então o Bruma ficará ligado ao Olympiakos por mais quatro temporadas, ou seja, até 30 de junho de 2025.
O extremo luso-guineense iniciou a temporada em Holanda, onde disputou quatro partidas, mas ultimamente tem perdido espaço no clube, por isso decidiu abandonar o PSV. Formado no Sporting, Bruma assinou pelo PSV em 2019, depois de passagens pelo Galatasaray da Turquia, Real Sociedad da Espanha e Leipzig da Alemanha.
Entretanto, segundo o Jornal Abola desta segunda-feira, Alfa Semedo foi oficializado como reforço do Reading (Championship da Inglaterra) até final da época.
Antes de acertar a saída, o médio esteve na Luz e renovou contrato com as águias por mais uma temporada, ou seja, passou a estar vinculado ao clube até 2024.
O clube inglês tem cláusula de opção de compra de 6 M€, que se torna obrigatória em caso de subida à Premier League.
Por: Alison Cabral
















