Época Desportiva 2014/2015: FEDERAÇÃO DOBRA NÚMEROS DE CLUBES DA SEGUNDA LIGA E ACABA COM TERCEIRA DIVISAO

A Federação Nacional de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) pretende dobrar 12 clubes na segunda liga nacional de futebol, totalizando 24 equipas. O projecto será submetido para votação dos sócios da federação durante o congresso marcado para o dia 10 de Janeiro de 2015. A proposta do projeto prevê igualmente o aumento de quatro clubes na primeira liga em futebol, totalizando 14.

A iniciativa dos dirigentes da federação nacional será apresentada aos associados durante o congresso convocado para efeito. Conforme o documento na posse do jornal O Democrata, a decisão da federação tem por finalidade “elevar o nível da competividade dos campeonatos nacionais da primeira e da segunda ligas em futebol”.

O documento indica ainda que a federação pretende acabar com a terceira liga, por isso aumentou em dobro o número das equipas que disputarão as duas séries da segunda liga. A federação prevê que dez equipas disputarão o campeonato nacional feminino e outras dez o campeonato do Futsal do Sector Autónomo de Bissau. Segundo o documento, todas as equipas da primeira e da segunda ligas jogarão as eliminatórias da Taça da Guiné-Bissau.

Disputarão o campeonato da primeira liga da época desportiva 2014/2015 as seguintes equipas: Sporting Clube da Guiné-Bissau, Sport Bissau e Benfica, Futebol Clube de Mavegro, Portos Futebol Clube de Bissau, Futebol Clube de Cuntum, Estrela Negra de Bissau, Sporting Clube de Bafatá, União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), Nuno Tristão Futebol Clube de Bula, Clube de Futebol “Os Balantas” de Mansoa, Futebol Clube dos “Bijagós”, Lagartos de Bambadinca, Estrela Negra de Bolama e futebol Clube de Canchungo, explica o documento.

A segunda está dividida por duas séries:

Na série A jogarão Futebol Clube “Os Tigres” de Fronteira de São Domingos, Desportivo Recreativo de Mansabá, Académica de Ingoré, Futebol Clube de Pelundo, Desportivo de Quélélé, Os Arados Futebol Clube de Nhacra, Atlético Clube de Bissorã, Futebol Clube de Cumura, Cupelum de Cima, Futebol Clube de Quinará, Futebol Clube de Palestra de Quinhamel, Futebol Clube de Ondam e Futebol Clube de Cacheu.

Enquanto na séria B, figuram os seguintes clubes: Futebol Clube de Tombali, Fulacunda Futebol Clube, Futebol Clube de Cacine, Flamengo de Pefine, Futebol clube de Sonaco, Ajuda Sport Clube, Binar Futebol clube, Desportivo de Farim, Hafia Futebol Clube de Bafatá, Desportivo Recreativo de Gabú, Futebol Clube de Safim e Futebol Clube de Cantanhez.

Salienta-se que o aumento das equipas na primeira liga evitou a descida do Futebol Clube de Mavegro e o clube Estrela Negra de Bissau (FARP) para a segunda divisão. A nova época desportiva 2014/2015 contará com uma estreia absoluta da turma lestenha Lagartos de Bambadinca no campeonato da primeira liga, bem como o regresso ao convívio dos grandes da primeira liga da equipa de Futebol Clube de Canchungo.

 

Por: Sene Camará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *