MARINHEIROS EXIGEM APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE EMBARQUE PRÉ-ESTABELECIDOS

O Sindicato Nacional dos Marinheiros (SINAMAR) e Sindicato Democrático dos Marinheiros (SINDEMAR) exigem o cumprimento dos critérios de embarque dos marinheiros, que não estão a ser respeitados.

“Há bloqueio no recrutamento por causa de interesse pessoal de alguns indivíduos ligado ao processo, por isso os dois sindicatos decidiram manifestar seus descontentamentos através desta conferência, “explicou João Cá, presidente do Sinamar.

João Cá disse que existem quatro critérios de embarque de marinheiros entre os quais o embarque por escala de cinquenta por cento e de livre escolha, o pagamento de salários conforme categorias profissionais e em franco CFA não em dólar como antes e o desembarque de 75 por cento de marinheiros estrangeiros não afectos ao pavilhão do Navio.

“ Quando as pessoas que não são marinheiros e sem experiências foram embarcados muitas vezes estes acabam por morrer ou se ferir no alto mar,” sublinhou João Cá em jeito de critica à pedidos de embarque de pessoas que não são marinheiros profissionais.

Este sindicalista referiu que há cerca de 100 navios a pescar nas águas territoriais guineenses e que o número de marinheiros embarcados anualmente é de 200 pessoas quando devia ser no mínimo 1500 pessoas.

“Se todos esses marinheiros são estrangeiros vão enriquecer economia dos seus países não da Guiné-Bissau”, lamentou.

Segundo João Cá, os dois sindicatos vão negociar com o governo, se não surtir efeito recorrerão à ANP como órgão fiscalizador das leis e de seguida ao Presidente da República.

 

Fonte: ANG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *