FIDELES FORBS LAMENTA FALTA DE MANUTENÇÃO DA ESTRADA BANTANDJAM BAFATÁ DURANTE 34 ANOS

O Ministro das Obras Públicas, Infraestruturas Construção e Urbanismo, Fideles Forbs, lamentou esta quarta-feira, 21 de outubro de 2020, a falta de manutenção das vias rodoviárias nacionais, informando que a última manutenção realizada no troço que liga Bantandjam a Bafatá foi em 1986, há 34 anos.

Fideles Forbs falava aos jornalistas após ter visitado a localidade, onde a estrada está cortada e que neste momento está a ser reabilitada pela Aresky. 

Forbs reafirmou que 83 por cento das estradas do país estão degradadas e que os trabalhos da reabilitação a nível nacional serão iniciados no mês de novembro e que já se deu início aos trabalhos no setor autónomo de Bissau.

O governante informou que realizou a visita para constatar inloco, o nível de degradação das estradas, no sentido de se tomar consciência, a fim de se fazer uma intervenção mais rápida para minimizar o sofrimento dos populares e ajudar na circulação de bens, tendo em conta a importância da província leste na economia do país.

“Como podem constatar, as máquinas estão a trabalhar na reabilitação deste ponto específico e dentro de dez dias, todas as dificuldades serão ultrapassadas e os cidadãos voltarão a circular sem problemas. De fato, é de lamentar essa situação que está a criar enormes dificuldades à população. Vamos continuar a trabalhar aos poucos, paramelhorar todas as vias rodoviárias nacionais”, sublinhou.

Fideles Forbs explicou que a construção da estrada custa muito dinheiro, mas o atual governo vai optar pela manutenção corrente de todas as vias rodoviárias nacionais, para tornar os 83 por cento das estradas degradadas transitáveis, antes de fim da legislatura, reconhecendo que é responsabilidade do governo reabilitar as estradas nacionais degradas.

Questionado sobre as modalidades da reabilitação dos 83 por cento de estradas degradadas, tendo em conta o custo financeiro, Fideles Forbs disse que no orçamento geral de Estado no campo do investimento interno, há um bolo que é aprovado para a manutenção  das vias rodoviárias e acrescentou que, independentemente daquele bolo, também a nível externo, o executivo pode assumir compromissos com os seus parceiros para complementar o trabalho  e  facilitar a circulação dos cidadãos.

Após ter visitado o troço de Bafatá, o ministro prosseguiu para a estrada que liga Bambadinca Quebo na localidade de Djacaradjo que também esteve cortada no passado e com a intervenção da Aresky, a estrada tornou-se neste momento transitável.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *