Covid-19: ALTA COMISSÁRIA PEDE NÃO INTERFERÊNCIA POLÍTICA NAS DECISÕES DE CONTROLO DA PANDEMIA

A Alta Comissária de Luta contra a covid-19, Magda Robalo Correia e Silva, pediu a não  interferência política nas decisões técnicas e estratégicas do controlo da pandemia e apelou a uma comunhão de esforços de todos os setores, incluindo o Estado, as Comunidades, a sociedade civil, o setor privado e os parceiros de desenvolvimento.

O pedido vem expresso em nota datada de 30 de novembro a que O Democrata teve acesso e divulgada à imprensa esta terça-feira, 01 de dezembro de 2020, em reação aos acontecimentos que marcaram a “Presidência Aberta”, no último final-de-semana, do chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló.

A Alta Comissária considerou preocupante estes acontecimentos (Presidência Abertura), que acabaram por aglomerar pessoas nas duas regiões do leste do país (Bafatá e Gabú), numa altura em que se assiste a evolução da segunda vaga da pandemia na Europa, que provavelmente África poderá vir  a enfrentar.

Alta Comissária criticou os comportamentos das pessoas que tomaram parte nos dois eventos realizados no leste do país, violando as recomendações das autoridades sanitárias da Guiné-Bissau.

“Estes eventos estiveram em contrassenso com as recomendações do decreto-lei do governo, promulgado pelo Presidente da República, que institui o Estado de Calamidade em virtude da pandemia da covid-19”, pode-se ler no comunicado.  

Perante estes fatos, Magda Vaz abriu a possibilidade detais acontecimentos reverterem os ganhos conseguidos na luta contra o coronavírus, uma vez que põem em “grande risco” a saúde publica nacional.

O Alto Comissariado criticou ainda  a falta de colaboração das autoridades regionais de Gabú, por estes não terem efetuado a transferência de um equipamento de realização de testes de Covid-19 de Gabú para Bubaque.

De acordo com o boletim de Covid-19 distribuído à imprensa nesta terça-feira, 1 de dezembro de 2020, foram descobertos 13 casos não reportados anteriormente na região de Gabú, um na região de Cacheu e dois na região sanitária de Farim. Numa altura em que o país tem 2441 casos acumulados, dos quais 2327,  44 óbitos por e 06 com Covid-19 e 64 ativos.

O mesmo documento informativo do Alto Comissariado indica de 23 a 29 de novembro, a região de Bafatá registou 03 novos casos e um óbito. Em relação às novas amostras, o Alto Comissariado revelou que foram analisadas 1586 novas amostras, das quais três resultaram positivo e 1583 testaram negativo.

Os dados revelados pelo Alto Comissariado de luta contra Covid-19 indicam que a região sanitária de Bissau continua a liderar, pela negativa, a tabela de casos e já tem um total de 2080 acumulados, dos quais 2004 recuperados, 29 óbitos por e 04 com Covid-19 e 46 ativos. A região sanitária de Biombo tem 142 casos, 131 recuperados, 08 óbitos por Covid-19, 02 com covid-19 e 01 ativo. Na região sanitária de Bafatá os dados dos casos cumulados subiram para 60, dos quais 47 recuperados, 07 óbitos e 06 ativos. A região de Cacheu tem acumulados 47 casos, 42 estão recuperados e 02 ativos. Quinara tem 38 casos acumulados, 37 recuperados e um ativo. Oio tem 26 casos, dos quais 25 recuperados e um ativo.

A região sanitária de Farim conta com 22 casos, 16 são considerados  recuperados e 04 ativos.

Gabú regista  16 acumulados, dos quais 15 recuperados e um ativo. A região de Tombali tem um total de 09 acumulados, todos considerados recuperados. A região sanitária de Bolama tem apenas  um caso acumulado, considerado recuperado. E a região dos bijagós continua sem registrar casos de coronavírus. 


Por: Epifânia Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *