A empresa norte-americana, “Securiport”, vai iniciar o controlo de segurança no aeroporto internacional Osvaldo Viera em março de 2015, no âmbito de acordo rubricado no início da manhã desta quarta-feira com o governo guineense. A assinatura de acordo com a empresa americana foi feita pelo Secretário de Estado de Transportes e Comunicações, João Bernardo Vieira. A empresa norte-americana foi representada pelo seu vice-presidente, George A. Canovas.
A cerimónia de assinatura de acordo entre as autoridades nacionais e a empresa americana que decorreu no pátio do edifício de aeroporto, foi presidida pelo Secretário de Estado da Ordem Pública, Doménico Sanca.
Na sua declaração a’O DEMOCRATA, Sanca afirmou que a segurança constitui um dos pilares básicos de um Estado de direito democrático. Sustentou ainda que a questão da segurança do país é um dos pontos mais fortes do programa do executivo guineense para prevenir a criminalidade em geral, assim como garantir a segurança interna e o direito dos cidadãos.
Doménico Sanca assegurou por um lado que o aspecto da segurança no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira”estará totalmente garantida para cidadãos nacionais e estrangeiros que escolheram o país para viver ou trabalhar.
Para o Secretário de Estado de Transportes e Comunicações, João Bernardo, o executivo decidiu trabalhar para tornar seguro o aeroporto nacional. Acrescentou neste particular que a iniciativa das autoridades visa criar todas as condições necessárias para atrair maior número de turistas ou investidores. Avançou ainda que a ideia é “mostrar que há condições de segurança que permita os turistas ou investidores a confiarem, visitar ou investir no país”. O governante mostrou-se optimista que o novo sistema do controlo documental irá evitar com que as situações que aconteceram no passado com a companhia portuguesa “TAP” não voltem a repetir no aeroporto.
O vice-presidente da empresa de segurança aeroportuária norte-americana (Securiport), George Canovas garantiu que a sua instituição elevará o nível de segurança no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira. Prometeu, no entanto um controlo rigoroso tanto na entrada, assim como na saída de viajantes através do sistema das novas tecnologias que utilizarão.
Por: Sene Camará

















Subscrevo, a segurança é o factor chave de uma sociedade. Temos que contribuir para o bem de país amado, em qualquer lugar ou cercunstância…