GOVERNO PRETENDE DISTINGUIR PERSONALIDADES NO PAÍS E NA DIÁSPORA

O Governo da Guiné-Bissau através da Secretaria do Estado de Juventude Cultura e Desportos e da Secretaria de Estado do Turismo, vai realizar pela primeira vez uma gala nacional que denominou de “Gala de Guiné Nʹdadi” para distinguir personalidades no país e na diáspora que se destacaram durante o ano 2014. A iniciativa enquadra-se no plano de emergência da Secretaria de Estado encarregue de Juventude, Cultura e Desportos, que tem o total apoio do Engenheiro Domingos Simões Pereira.

O executivo de acordo com as informações apuradas, pretende-se com a iniciativa fazer com que os filhos da Guiné-Bissau se sintam prestigiados e valorizados em casa. Durante a “Gala Nacional de Guiné N’dadi”, segundo as mesmas informações, serão premiados homens e mulheres da cultura, do desporto e doutras áreas da produção intelectual.

As personalidades galardoadas receberão apenas uma taça e um certificado de mérito. O nosso jornal soube ainda que nesta primeira gala não será entregue nenhum dinheiro às personalidades distinguidas tendo em conta as dificuldades financeiras que a comissão enfrenta. Perspectiva-se contudo a atribuição de prémios em dinheiro (inclusive viaturas) às personalidades que farão parte da lista dos selecionados em 2015.

Numa declaração exclusiva ao semanário O Democrata, o Secretário de Estado de Juventude Cultura e Desportos, Tomás Barbosa explicou que o executivo pretende com este projecto incentivar os guineenses em diferentes domínios de actividades a trabalharem para o desenvolvimento do país.

Barbosa acrescentou que para os compatriotas na diáspora, os prémios lhes permitirão esforçar mais em elevar o bom nome da Guiné-Bissau ao nível internacional.

O governante contou ainda que está-se a procurar caminhos importantes para a materialização da iniciativa na data prevista – 27 de dezembro em curso, sustentando que a mesma é globalmente patrocinada pelo executivo guineese.

Por: Assana Sambú

2 thoughts on “GOVERNO PRETENDE DISTINGUIR PERSONALIDADES NO PAÍS E NA DIÁSPORA

  1. Uma boa iniciativa,mas que que não venha a ficar nesta nossa Bissau, deve ser alargada ao interior do pais porque la também existem valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *