O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, agraciou na tarde desta segunda-feira, 18 de janeiro de 2020, o Chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, com a medalha Amílcar Cabral, a mais alta condecoração da Guiné-Bissau, através do decreto nº03/2021. O General Embaló, justificou no decreto que é justo reconhecer que o Chefe de Estado da República de Cabo Verde tem feito um notável esforço no sentido de maior estreitamento das relações bilaterais de cooperação e de aproximação entre os dois Estados.
Ainda de acordo com a nota de informativa do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Presidência da República, o Conselho de Ministros, reunido em 14 de Janeiro de 2021, pronunciou–se favoravelmente pelo agraciamento e distinção do Presidente da República de Cabo Verde.

“Por se tratar de um acontecimento de grande importância e de relevante significado, visto que é a primeira vez, desde a independência nacional, que recebemos a visita de um Chefe de Estado cabo-verdiano. Esta visita serve para exteriorizar as qualidades e virtudes do grande Estadista cabo-verdiano, do elevado apreço do nosso povo e do Governo da Guiné-Bissau pelas ações que tem vindo a empreender em prol de uma cooperação efetiva e dinâmica entre Cabo-Verde e Guiné-Bissau e do fortalecimento dos laços de amizade e solidariedade entre os nossos dois povos, ligados por vínculos históricos e culturais”, lê-se na nota informativa.
Por: Assana Sambú
Foto: Marcelo Na Ritche



















