O Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades anunciou para esta sexta-feira, 05 de fevereiro de 2021, as exéquias fúnebres do Professor Leopoldo Amado.
Em comunicado, o ministério informa que o funeral daquele que era Comissário da CEDEAO para Educação, Ciência e Cultura terá as honras de Estado.
Falecido no passado dia 24 de janeiro, vítima de doença súbita, no Senegal, os restos mortais do antigo diretor geral do INEP chegam, pelas 10h, num voo privado, ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira, onde serão acolhidos pelo Chefe do Protocolo do Estado e pelo Representante Interino da CEDEAO na Guiné-Bissau, seguida de fomalidades Alfandegárias e Sanitárias.
De acordo com o programa na posse de O Democrata, o corpo vai permanecer na câmara ardente no Palácio do Governo – Salão Victor Saúde Maria – e serao prestadas as honras fúnebres.
Às 10h15, vai ser o início das exéquias, com a leitura da biografia do malogrado por parte do Ministro da Economia e Integração Regional, Victor Mandinga, elogio fúnebre por Délcio Amado, e uma breve mensagem de um representante da família, José Martins Teixeira Amado, seguida de deposição de coroas de flores e a assinatura do livro de condolências.
Os restos mortais do historiador Leopoldo Amado, vão ser sepultados, pelas 11 horas, no Cemitério Municipal de Bissau.
O professor universitário, investigador e historiador Leopoldo Amado, tinha 61 anos, e era o investigador sénior do INEP.
Por: Tiago Seide



















