Figura da semana: JOVEM ÁRBITRO GUINEENSE CONQUISTA MEDALHA DE OURO NO TORNEIO DA UFOA SUB-17

[SEMANA 07_2021] O árbitro guineense, Lebiem Sadja Mané, é um dos quatro árbitros que recebeu a medalha de ouro, após o término do torneio das Federações Oeste Africana (UFOA), que decorreu no Estádio Lat Dior, em Thiès (Senegal), entre 5 a 13 de fevereiro de 2021. Numa equipa de arbitragem liderada pelo árbitro da Mauritânia, Moussa Diou, Sadja Mané foi um dos assistentes no jogo entre o Senegal e Mali, ao lado de Moussa Traoré.

O jovem árbitro que foi recebido no Aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, pelo presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, acompanhado pelo presidente do Conselho de Arbitragem, Fidel Gomes, fez três jogos durante o torneio.

BIOGRAFIA

Lebiem Sadja Mané nasceu no setor de Mansoa, região de Oio, norte da Guiné-Bissau, a 17 de março de 1990. Exerce atividade profissional de árbitragem do jogo desde ano 2010, depois de terminar o curso de arbitragem de futebol em outubro do mesmo ano. O jovem árbitro fez os estudos primários e completares na sua terra natal (Mansoa).

Após a conclusão do 11º ano no Liceu “Quemo Mané” no ano letivo 2008-2009, seguiu para a capital Bissau. Entre 2009 – 2012 conclui o curso de bacharelato pela Escola Superior de Ensino (ESE), Unidade de Educação Física e dos Desportos (ENEFD). Professor da educação física num dos liceus da capital, conta também com várias formações complementares em diferentes áreas.

Fez a formação pontual em Língua Portuguesa pelo Centro Cultural Brasil Guiné-Bissau durante dois anos. Fez ainda a formação de Árbitros de Elite, organizada pela FIFA e CAF em colaboração com a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB). Participou no curso de formação de Árbitros de Voleibol, organizado pela Federação da modalidade na Guiné-Bissau.

Já com estatuto de Arbitro Internacional da FIFA e CAF, Lebiem Sadja Mané participou em torneios e jogos internacionais. De 15 a 20 de março de 2017, foi designado para o jogo da Taça de CAF entre as equipas de ITHIAID RAID DE TANGER com AS KHALOUM em Marrocos. Em Julho de 2019, foi designado novamente para apitar o jogo de CAF entre Cabo Verde e Mauritânia, em Cabo Verde. Em 2020, o jovem árbitro foi designado pela CAF para apitar a Liga dos Campeões Africanos entre a Gâmbia e a Force Armed e Teungueth FC de Senegal, em Gâmbia.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *