DINO SEIDE É O NOVO EMBAIXADOR DA GUINÉ-BISSAU NO REINO DA ARÁBIA SAUDITA

Dino Seidi é o novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Guiné-Bissau no reino da Arábia Saudita, nomeado por decreto presidencial n° 08/2021. Seidi, antes da sua nomeação por Chefe de Estado, Umaro  Sissoco Embaló, desempenhava a função do Secretário-geral do ministério dos Negócios Estrangeiros, das Comunidades e da Cooperação Internacional.

Alto funcionário dos Negócios Estrangeiros, onde dirigiu vários serviços e chegou até a ocupar a pasta do Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades no executivo liderado por Baciro Dja, em 2015, mas o decreto da nomeação deste governo foi considerado inconstitucional através do Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, alguns dias depois. 

Seidi foi chamado igualmente para ocupar a pasta do Secretário de Estado das Comunidades no governo de então Primeiro-ministro, Umaro  Sissoco Embaló, em 2016.

QUEM É NOVO  EMBAIXADOR DA GUINÉ-BISSAU NA ARABIA SAUDITA 

Natutal de Xitole, região de Bafatá no leste da Guiné-Bissau, onde nasceu a 15 de dezembro de 1964. Formou-se em Relação Internacional no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política, da Universidade Técnica de Lisboa, em 1996. 

Foi Cônsul da Guiné-Bissau em França, de 2004/2009. Exerceu a função do Chefe de Protocolo da Presidência da República de 2010/2012. Em 2014, nomeado Inspetor Geral Diplomático e Consular. Quadro do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Dirigente do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM).


Por: Epifânia Mendonça/Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *