Figura da semana: JOVEM BRASILEIRO LANÇA LIVRO “NHA TERRA: GUINÉ-BISSAU EM RELATOS E FOTOGRAFIAS

[SEMANA 09_2021] Gislailson Silva, mais conhecido por “Gislailson Cá”, um jovem escritor brasileiro, lançou  uma obra literária intitulada “Nha Terra: Guiné-Bissau em Relatos e Fotografias”. O livro foi lançado a 27 de fevereiro de 2021 no Centro Cultural Brasileiro de Bissau, na presença do Embaixador do Brasil na Guiné-Bissau, Fábio Guimarães Franco. A imagem da capa do livro foi desenhada pelo artista plástico guineense Sidney Cerqueira, um jovem que carrega na alma o seu país e nos quadros tenta transmitir uma Guiné-Bissau da arte, da cultura, da música. Entre os relatos e fotografias, Nha Terra projeta vários lugares da Guiné-Bissau.

“Nha Terra – Minha Terra” é uma homenagem à Guiné-Bissau e à amizade que o autor tem com estudantes guineenses na Universidade da Integração Internacional da lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no Ceará, Brasil, que lhe permitiu aprender a falar o crioulo e conhecer a realidade do país. No livro o jovem escritor, considera a Guiné-Bissau como a sua segunda pátria, como também descreveu como o autor adquiriu o apelido “Cá”.

Impressionado com os apelidos Cá, Có, Djú, Té e Ié, sendo que alguns dos seus primeiros amigos da UNILAB tinham esses apelidos. O autor descreveu ainda no livro a sua viagem pela primeira vez a Guiné-Bissau, onde realizou algumas pesquisas voltadas para área da educação e  cooperação.

BIOGRAFIA

Gislailson Silva, mais conhecido por Gislailson Cá, nasceu a 12 de outubro de 1995 em Mulungu-CE, uma cidade localizada no Maciço de Baturité, Estado do Ceará, no Brasil. Aos 17 anos ingressou na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileiro (UNILAB), se tornando, assim, a  1ª geração da família a ingressar no ensino superior. Cá possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades,  pela UNILAB em 2016.

Mestrado em estudos Africanos pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas-ISCSP, da Universidade de Lisboa-Portugal. É especialista em Gestão Pública em 2018 e Licenciado em Sociologia no mesmo ano. O jovem realiza pesquisas académicas sobre a temática de identidades, culturais migrações e trajectórias de estudantes africanos de Língua Oficial Portuguesa, em particular da Guiné-Bissau, para o Brasil e em Portugal.

Além disso, realiza palestras e oficinas em faculdades e universidades do Brasil sobre integração, racismo, diversidade cultural e dentre outras temáticas.

Por: Alison Cabral 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *