Figura da semana: MENINO DE BISSAU ELEITO MELHOR JOGADOR MAIS JOVEM DO MUNDO

[SEMANA 12_2021] O jogador sensação do Barcelona, nascido na Guiné-Bissau, Ansu Fati, foi eleito o melhor jogador jovem do futebol mundial, recebendo o prémio NxGn. Ansu Fati foi o segundo colocado na edição anterior do prémio promovido pelo site “Goal” e que é votado para todos os que nasceram a partir de 2002. O jovem de 18 anos disputou 33 jogos na temporada passada e marcou sete golos.


Ansu Fati, que se estreou na equipa principal do Barcelona em agosto de 2019, com 16 anos, nove meses e 25 dias, superou o francês Euardo Camavinga, do Rennes, que ficou na segunda posição, e Giovanni Reyna, do Borussia Dortmund, da Alemanha, em terceiro. Embora eleito melhor jogador jovem do mundo, Fati, que joga pela seleção espanhola, lesionou-se desde o último mês de novembro de 2020, devido a uma grave lesão no joelho esquerdo e a imprensa internacional diz que deve voltar aos relvados apenas no mês de abril do ano em curso.


Antes da lesão, o jogador vivia o seu melhor momento desde que chegou a principal equipa catalã, embora esteja com a esperança de ser convocado pelo selecionador Luiz Henrique para Euro 2021. Na presente época desportiva em Espanha, o jovem futebolista participou em apenas 10 jogos, tendo marcado cinco golos e quatro assistências.


BIOGRAFIA


Ansu Fati nasceu em Bissau, capital da Guiné-Bissau, a 31 de dezembro de 2002. O avançado está desde os 10 anos nas categorias de base do Barcelona, um dos maiores clubes de futebol mundial, onde joga o astro argentino, Lionel Messi. O seu nome oficial é Anssumane Fati Vieira. É considerado a nova aposta vinda da escola de formação do Barcelona. Com apenas 18 anos de idade, o avançado já coleciona números e atuações expressivas pelo clube catalão, que têm chamado atenção de outros clubes europeus.


Filho de Bori Fati, que se tronou jogador de futebol na Guiné-Bissau e em Portugal, teve que viajar para Espanha, em 2008, em busca de melhores condições de vida, juntamente com a sua família, incluindo Ansu Fati. Na altura tinha seis anos de idade. Aos 10 anos, passou a integrar a La Masia, academia de jovens jogadores do Barcelona. Na época, ele chegou a ser disputado também pelo Real Madrid.


Em julho de 2019, aos 16 anos, o jogador assinou o seu primeiro contrato profissional, tornando-se assim o segundo atleta mais jovem a atuar pelo clube, atrás de Vicent Martinez, que atingiu o feito em 1941. Seis anos depois, Fati marcou o seu primeiro golo como profissional e em setembro de 2020 conseguiu a cidadania e passaporte espanhóis, tornando-se uma opção para a seleção da Espanha. Em setembro de 2020 estreiou-se na seleção principal da Espanha frente à Alemanha na Liga das Nações.

Com apenas 17 anos e 10 meses, entrou para o lugar de Jesús Navas, aos 46 minutos da partida, a contar para o Grupo 4 e tornou-se no segundo mais jovem de sempre a atuar pela ‘Roja’. Fati tornou-se também o 800º jogador a estrear-se pela seleção espanhola, facto que foi inclusive partilhado pela página oficial do Twitter da ‘La Roja’.



Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *