CAF: ESTÁDIO NACIONAL APROVADO PARA RECEBER JOGOS DA FASE DE QUALIFICAÇÃO PARA MUNDIAL 2022

A Confederação Africana de Futebol (CAF) aprovou o Estádio Nacional 24 de setembro em Bissau para acolher os jogos da seleção da Guiné-Bissau da fase de grupos de qualificação para o Campeonato do Mundo que se disputa no Qatar em 2022.

A informação consta da carta da CAF enviada à secretária-geral da Federação de Futebol da Guiné-Bissau a que o Jornal O Democrata teve acesso esta terça-feira, 04 de maio.

“Depois de termos constatado que existem condições, através de imagens e vídeos,   para o estádio 24 de setembro acolher jogos de qualificação,  decidimos aprovar a utilização do estádio para os jogos de qualificação para o mundial, de acordo com as informações recolhidos no terreno”, refere uma nota com a data de 01 de abril de 2021.

No documento consultado pelo O Democrata, o órgão que dirige o futebol africano pediu à Federação Nacional para garantir e manter o estádio 24 de setembro na lista dos estádios aprovados pela CAF nas competições masculino sénior, caso contrário o recinto pode ser interditado para futuras competições.

O estádio nacional foi selecionado num grupo de 50 estádios africanos admitidos pela CAF para receber os jogos de acesso ao mundial de futebol do Qatar. Na sub-região da África Ocidental, a Gâmbia, o Senegal e a Libéria não receberão os seus jogos em casa.

Recorda-se que estava em equação a interdição de estádio 24 de setembro pela CAF, devido a um conjunto de situações que o organismo julgava pertinente serem resolvidas, como as condições do relvado entre outras. 

A CAF exigiu, entre outras situações, que a relva dos estádios deve ser natural, terreno do jogo seja plano, os estádios devem ter no mínimo cinco casas de banho, as portas que dão acesso à entrada e saída devem estar operacionais e claramente indicadas com um sinalizador internacional. 

Embora a CAF tenha aprovado o estádio nacional para receber os jogos da fase de qualificação para o mundial, nota-se que recinto não dispõe de um parqueamento de emergência e espaços adequados para receber viaturas. 

Nota-se ainda que casas ou residências das pessoas estão muito próximas do estádio 24 de Setembro, bloqueando totalmente acesso ao recinto. 

Os Djurtus que recentemente garantiram a qualificação para o CAN vão disputar pela primeira vez a fase do grupo da eliminatória para o Campeonato do Mundo que se realiza do Qatar em 2022.  

De acordo com o sorteio realizado pela CAF) no mês de Janeiro último, a Guiné-Bissau integra o Grupo–I com Marrocos, Guiné-Conacri e Sudão do Norte.

Eis os grupos

A- Argélia, Burkina Faso, Níger e Djibuti.

B- Tunísia, Zâmbia, Mauritânia e Guiné-Equatorial.

C- Nigéria, Cabo-verde, República Centro Africano e Libéria.

D- Camarões, Costa de Marfim, Moçambique e Malawi.

E- Mali, Uganda, Quénia e Ruanda.

F- Egipto, Gabão, Líbia e Angola.

G- Gana, África do Sul, Zimbabué e Etiópia.

H- Senegal, Congo, Namíbia e Togo.

I- Guiné-Bissau, Marrocos, Guiné-Conacri e Sudão.

J- RD Congo, Benim, Madagáscar e Tanzânia.

Por: Alison Cabral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa