CONGRESSO DA ORDEM DE JORNALISTAS PREVISTO PARA FINAL DE MAIO

O presidente da Comissão organizadora do segundo congresso ordinário da Ordem dos Jornalistas da Guiné-Bissau, Alfredo Maria Gomes, anunciou o prazo para a entrega de candidaturas (14 de maio de 2021) ao cargo de bastonário daquela organização da classe jornalística guineense.

A ordem agendou para o próximo dia 29 de maio o seu segundo congresso ordinário, mas até a presente data, a comissão não recebeu ainda nenhum dossiê de candidatura.

“O prazo para a entrega de candidaturas termina no dia 14 de Maio. Até hoje, 11 de maio de 2021, a comissão não recebeu formalmente nenhuma intenção. O segundo congresso vai ser realizado no dia 29 de maio” disse, lembrando que para  se candidatar, o associado da ordem deve possuir, no mínimo, a licenciatura em Jornalismo, ser jornalista em exercício em um órgão de comunicação social nacional e ser maior de 25 anos e ter uma experiência profissional de 10 anos.

Gomes explicou que a lista para os órgãos sociais deve ter 15 subscritores delegados à assembleia geral, com indicação de nomes de titulares de cada órgão, tendo garantido a transparência do processo.

O Presidente da Comissão organizadora defendeu a reestruturação da Ordem com vista a melhorar a situação dos jornalistas no país.

“Entendemos que a ordem deve ser reestruturada para corresponder com os anseios da classe. Há uma necessidade de a Ordem funcionar plenamente perante a situação que se assiste no país, nomeadamente a atuação dos órgãos, dos jornalistas, para vermos como mudar esse quadro”.

Por: Tiago Seide

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *