O Governo guineense lançou esta sexta- feira, 9 de janeiro, em Bissau o projeto de carnaval 2015 cujo lemo é “Carnaval da Salvaguarda da Memória Coletiva”.
O projeto foi apresentado durante um encontro, num dos centros culturais em Bissau, promovido pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desportos (SEJCD), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo. Tomaram parte neste encontro atores do mundo da cultura, arte e os operadores económicos.
A cerimónia foi presidida pelo titular da pasta da Juventude Cultura e Desportos. Tomás Barbosa justificou a escolha do lema como forma de “chamar atenção a todas as forças vivas da nação na necessidade de se conjugar esforços tendentes à preservação, conservação e salvaguarda do nosso rico e diversificado património cultural imaterial”.
Para o Secretário-Geral da SEJCD, José da Cunha, “os objetos da cultura material são geradores e portadores por excelência da diversidade cultural dum povo”. Adiantando que a diversidade cultural é um fator unificador, para isso querem “fazer do Carnaval uma montra de promoção e difusão dos artefactos da cultura material impregnados na nossa tradição multicultural, assim como de um espaço livre de maior demonstração de valores culturais do nosso país”.
Durante a apresentação do projeto pelo Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Otinta, os participantes no encontro debateram aspectos importantes da organização do maior evento cultural da Guiné-Bissau.
O Diretor-Geral da Cultura, João Cornérlio Gomes Correia disse ao Jornal O Democrata que o objectivo do encontro visava tornar público o projeto do Carnval 2015 e recolher as opiniões e contrbuições dos participantes para enriquecer o documento. Salientando que este ano durante o Carnaval o período de manhã será preenchido com conferências sobre temas diversos, exposições e concurso de gastronomia , o período da tarde dedicado ao desfile de grupos e à noite haverá animações artísticas e luta livre tradicional.
O Democrata soube de uma fonte que o orçamento do carnaval 2015 estima-se a cento e setenta milhões (170.000.000) de francos CFA, ou seja cerca de 260 mil euros. Entretanto, na próxima semana será transmitido os cadernos de encargos aos potenciais patrocinadores oficiais, explica a nossa fonte.
De referir que o carnaval deste terá lugar de 14 a 17 de fevereiro próximo.
Por: Redação



















