ADJA SATU CAMARÁ CONSIDERA UM SUCESSO A TERCEIRA SESSÃO PLENÁRIA DA Xª LEGISLATURA

A presidente em Exercício da Assembleia Nacional Popular, Adja Satu Camará, afirmou esta segunda-feira, 5 de julho de 2021, que a terceira sessão plenária ordinária da Xª legislatura que terminou hoje foi muito importante para o país, porque “foram aprovados valores institucionais, nomeadamente, o código de trabalho, convenções relativas ao reconhecimento da equivalência dos diplomas iguais às certidões e outros documentos que foram discutidos durante a sessão”.

Adja Satu Camará falava no encerramento da terceira sessão plenária ordinária da décima  legislatura no hemiciclo guineense. Camará destaca  a criação da comissão eventual encarregue de proceder à elaboração e atualização dos diplomas legais sobre combatentes da liberdade da pátria, bem como atualização de banco de dados, fixação de pensão mínima e a reabilitação do fundo de pensão dos combatentes.

“O nosso trabalho é garantir ao povo que boas decisões serão sempre tomadas para melhorar a proteção e orientação da vida da população guineense. Não vou fazer grande discurso de maneira que quero pedir aos deputados que se perdoem pelos incidentes ocorridos durante a sessão, pois somos humanos ”, sublinhou.

O líder da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Califa Seide, reconheceu que apesar das divergências entre os deputados, todos estão de parabéns. Seide fez questão de lembrar que ainda têm uma  sessão extraordinária aprovada pelos deputados para o final do mês em curso, para discutir o assunto dos combatentes da liberdade da pátria.   

Por seu lado, o líder da bancada parlamentar do Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15), Abdu Mané, pediu aos deputados que continuem a trabalhar pela paz e a estabilidade, não obstante as divergências de ponto de vista de cada deputado.

O líder da bancada do  Partido da Renovação Social (PRS), Nicolau dos Santos, reconheceu que durante os debates foram registados contrastes, mas o essencial é aprovação de vários documentos que servirão ao país.

Armando Mango da bancada parlamentar da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) defendeu mais debates políticos no Parlamento sobre diferentes assuntos, porque o país tem muitos problemas que os deputados devem abordar. Mango frisou  que os deputados são diferentes politicamente, mas devem continuar a ter a ética parlamentar.  

O deputado da União para Mudança (UM), Agnelo Augusto Regalla, disse que há uma necessidade de a comissão eventual criada dê a continuidade do trabalho da proposta sobre situação de pensão dos combatentes para que na próxima sessão parlamentar ordinária ou extraordinária possam tomar uma decisão sobre a matéria “tão importante na vida dos combatentes e o país”.   

Saido Embaló  do Partido da Nova Democracia (PND) felicitou a mesa da ANP pela forma como presidiu a sessão parlamentar durante os 30 dias e aos deputados da nação pelo trabalho realizado na terceira sessão plenária sobre assuntos do interesse comum.

Por: Aguinaldo Ampa

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *