Administrador da empresa MTN: “INVESTIR NA EDUCAÇĀO PARA TODOS É UMA REALIDADE”

O Administrador da Empresa de Telecomunicações MTN, Leonildo Pontes, afiançou no passado sábado aos alunos beneficiários do programa de bolsa de estudos denominado “Nelson Mandela” que investir na educação para todos é uma realidade para a Fundação MTN. Em sua opinião, os beneficiários deste programa devem dignificar o nome de Madiba, que foi e continua a ser um nome acarinhado pelo mundo inteiro e em particular pelo povo do continente Africano de forma sábia, e que foi um homem que lutou pelos direitos humanos e pela dignidade da África e do seu país em particular.

Leonildo Pontes falava na cerimónia da entrega de materiais escolares pelo segundo ano de estudos aos 50 bolseiros internos (29 rapazes e 21 raparigas) em diferentes Instituições do Ensino Superior do país. Explicou ainda que a iniciativa que junta a empresa MTN e algumas Universidades seleccionadas do país, em parceria com a Confederação dos Estudantes da Guiné-Bissau CONAEGUIB foi adoptada pela MTN quando foi celebrada o 95° aniversário de Nelson Mandela.

“No segundo ano da atribuição dessas bolsas, sinto um agradável prazer, na qualidade de representante da Fundação MTN, para vos desejar as boas vindas e que sejam testemunhas de mais um investimento da MTN no país na área da educação. O objectivo desta iniciativa é minimizar o sofrimento de algumas famílias economicamente carenciadas” notou.

O Presidente da Confederação das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB), Fidelis Biombo Cá, afirmou que a juventude académica representa a força motriz para o desenvolvimento de qualquer sociedade no contexto de mundialização económica, social e política. Acrescentou ainda que os jovens académicos têm consciência clara da força que representam como um grupo social e querem ser escutados.

Fidelis Biombo Cá sustentou por outro lado que o acesso ao ensino médio e superior continua a ser difícil, uma vez que o país não dispõe de nenhuma universidade pública. Em sua opinião isto mina o direito à educação que continua a registar um atraso considerável. Em consequência disso nasceram muitas instituições do ensino médio e superior, que criaram grandes expectativas aos jovens com espirito de poderem formar-se e darem as suas contribuições para o desenvolvimento do país.

Em representação dos bolseiros, Infamara Cassamá Incas pediu a fundação MTN no sentido melhorar as condições dos bolseiros, não pagando apenas as propinas, mas também providenciar subsídios de transporte, o que poderá minimizar o sofrimento dos estudantes.

Importa salientar que durante dois anos consecutivos o lema escolhido pelos 50 bolseiros da fundação MTN nos diferentes estabelecimentos do ensino médio e superior do país é “Investir na Educação para Todos”.

 

Por: Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *