Figura da semana: JOVEM GUINEENSE CELESTINO DEGOL IALA ASSINA CONTRATO COM OLYMPIQUE DE LYON

[SEMANA 34_2021] O jovem futebolista guineense, Celestino Degol Iala, assinou contrato com a equipa do Olympique de Lyon da França no princípio desta semana, anunciou o clube francês na sua conta oficial nas redes sociais. Considerado como um dos grandes jovens promessas de futebol africano, Degol Iala rubricou um contrato de três anos com o Lyon para começar a jogar na equipa da formação do clube francês.


O jovem médio-campista que estava a jogar na academia AS Dakar Sacré Coeur do Senegal  conseguiu transferir-se para futebol europeu, no âmbito do protoloco asssinado entre as duas instituições desportivas. Informações indicam que depois de Ousseynou Ndiaye e Abdoulaye Ndiaye, ambos senegaleses, Celestino Degol Iala é o terceiro jogador africano a juntar-se ao Olympique Lyonnais, desde o início da parceria entre os dois clubes.



                                                                                    Biografia

O prodígio guineense nasceu em  2003. Muito  cedo começou a jogar o futebol com os seus colegas. Mesmo com sua tenra idade, Celestino Degol Iala já dava na vista do público amante de futebol nacional que seria  algo no futebol, o que, para muitos, o terá projetado  para a equipa da União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB).


Celestino Degol Iala passou por diferentes camadas jovens da UDIB até chegar à equipa principal do clube da avenida Amílcar Cabral, em Bissau. Degol Iala foi um dos jogadores que contribuiu na conquista do campeonato nacional pelo clube, na época desportiva 2018-2019 na Guiné-Bissau.

Após a conquista da competição, Celestino Degol Iala representou o país no torneio da UFOA 2020, realizado no Senegal,  tendo notabilizado na competição e logo contratado pela Academia Senegalesa de Dakar ‘Sacré Cœur’. A menos de dois anos no Senegal, o futebolista internacional sub-20 pela Guiné-Bissau conseguiu um contrato de trabalho para jogar em França esta época desportiva.

O jovem médio guineense assinou por três temporadas, com Olympique de Lyon, e está vinculado ao clube até 30 de junho de 2024.

Por: Alison Cabral 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *