UNFPA DOA 7 APARELHOS DE AR-CONDICIONADO AOS SERVIÇOS OBSTÉTRICO E NEONATAL DO HOSPITAL NACIONAL

O Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) doou esta  terça-feira, 31 de agosto de 2021, sete (7) aparelhos de ar-condicionado aos serviços obstétrico e  neonatal do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) para equipar as salas  do Bloco Operatório do serviço da maternidade e a do neonatologia.

Depois da formalização da entrega dos materiais, o representante do UNFPA na Guiné-Bissau, Cheikh Fall, afirmou que investir e apoiar o Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) é uma aposta na qualidade dos serviços obstétrico e neonatal de Urgência e consequente redução da “mortalidade evitável”  no país.

Cheikh Fall anunciou que os serviços de Bloco Operatório e  neonatal irão receber também apoio na instalação dos aparelhos, manutenção e reforço de capacidades do pessoal da maternidade sobre o programa, com a finalidade de melhorar condições de trabalho e prestação de cuidados.

Segundo o representante do UNFPA, o fundo pretende com esse apoio alcançar resultados transformadores em zero as necessidades não satisfeitos de planeamento familiar, zero morte materna evitável e zero violência baseada no género e práticas nefastas.

Fall disse que a UNFPA já apoiou o HNSM na formação de vários técnicos de saúde, sobretudo técnicos que prestam serviço de nível secundário para as regiões sanitárias do Setor Autónomo Bissau,  de Biombo, de Bolama e Bijagós, devido à ausência ou a incapacidade de os hospitais regionais darem respostas necessárias às suas populações.

Por: Djamila da Silva

Foto: D.S

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.