JOMAV PARTICIPA NA CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DO GOVERNO DA UEMOA

O Presidente da República, José Mário Vaz (JOMAV) deslocou-se no início da tarde de hoje (Domingo) a Cotonou (Benin) para participar na XVIII Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e do Governo da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA) que decorre no dia 19 do mês em curso.

Conforme o comunicado de imprensa da Presidência da República que a nossa redação teve acesso, a reunião dos Chefes de Estado e do Governo da UEMOA analisará o relatório sobre o estado da organização bem como o nível dos avanços da implementação da iniciativa regional para a energia durável.

O comunicado da Presidência informa ainda que os Chefes de Estado e do Governo, debruçarão nesta cimeira sobre a “situação da segurança alimentar no espaço UEMOA”. A nota adianta neste particular que o regresso da delegação presidencial está previsto para a próxima terça-feira (20 de Janeiro).

De referir que na semana passada, o conselho dos ministros da união reuniu-se em Cotonou (Benin), e a Guiné-Bissau foi representada pelo primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.
Na sua intervenção, o chefe de executivo guineense, Simões Pereira pediu a adopção do Português como uma das línguas de trabalho da UEMOA.

A Guiné-Bissau é o único país da expressão portuguesa membro do espaço UEMOA. Os restantes outros membros são Benin, Burquina Faso, Costa de Marfim, Mali, Níger, Senegal eTogo. Os Estados membros da UEMOA partilham a moeda única, o Franco CFA e conta com um mercado de mais de 80 milhões de pessoas.

 

Por: redação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *