Fodé Caramba Sanhá: “ORÇAMENTO GERAL DE ESTADO DEVE ENQUADRAR-SE A ANSEIOS DA POPULAÇÃO “

O presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz, Democracia e Desenvolvimento, Fodé Caramba Sanhá, defendeu esta quinta-feira, 16 de setembro de 2021, que um Orçamento Geral de Estado deve enquadrar-se aos anseios da população e às suas necessidades principais e prioritárias.

Caramba Sanhá acusou o governo de ter feito um orçamento baseado no interesse de funcionamento dos ministérios e investimentos políticos que não levam o país a lugar nenhum.

Fodé Caramba Sanhá falava na abertura do seminário promovido para os seus ativistas, no quadro da implementação do plano de ação para o Orçamento Aberto participativo, processos orçamentais sensíveis à criança e responsabilidade social.

Sanhá disse que a sociedade civil assume esse desafio junto da UNICEF para poder criar as condições que permitam que os orçamentos gerais de Estado passem a ser elaborados a partir das necessidades das comunidades, das secções, dos setores, das regiões e ajustá-los ao contexto e às necessidades do país.

O responsável do Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento, disse que a Guiné-Bissau nunca  conseguiu definir as suas prioridades, porque não faz  auscultação junto da população.

“A população tem reagido durante a pandemia e no último estado de calamidade porque viu que os seus anseios e as suas necessidades têm estado a ser postos em causa pelos sucessivos  estados de calamidade, sobretudo o último  que bloqueou por completo a circulação  e as atividades económicas  aos cidadãos”, afirmou.

Fode Caramba Sanhá enfatizou que o papel da sociedade civil é preparar as comunidades para estarem à altura de selecionar as suas prioridades para depois fazê-las chegar às  autoridades governamentais no sentido de incluir essas prioridades no plano nacional de desenvolvimento.

Fode Caramba Sanhá lançou ainda um repto aos deputados da nação para não assumirem nenhum Orçamento Geral de Estado que pode criar enormes prejuízos à população, porque são representantes do povo e, consequentemente, devem trabalhar para que as preocupações da população sejam levadas em consideração na elaboração dos próximos OGE’s .

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A        

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *