O presidente do Instituto Juvenil, Namir Silva Morgado, afirmou que o VIH/SIDA e IST estão a infernizar a sociedade e atingem as camadas mais vulneráveis, nomeadamente, adolescentes e jovens.
Namir Silva Morgado disse que essas doenças prejudicam os esforços de prevenção, e defendeu que é necessário desenvolver ações que visam minimizar o contágio e mudar o comportamento da população.
Morgado falava esta terça-feira, 19 de outubro de 2021, no lançamento do projeto de melhoria da saúde juvenil para o aproveitamento do dividendo demográfico no país (YE4DD).
Frisou que a situação de saúde da população guineense em geral e em particular dos adolescentes e jovens, constitui uma das prioridades do governo que tem dado atenção à problemática de HIV/SIDA, IST, da Mutilação Genital Feminina e do Consumo de estupefacientes.
“ Os jovens de 15 a 35 anos de idade potencialmente ativos perfazem quase 55% da população total do nosso país, um potencial enorme para desenvolvimento que deve ser preparado em todos os domínios com vista à assunção dos desafios que as sociedades lhes reservam”, sublinhou.
O presidente do Instituto Juvenil alertou que a melhor estratégia para atingir um desenvolvimento económico e sustentável passa por adotar políticas de reforma económica e criação de empregos decentes, além de investimentos significativos no desenvolvimento de capital humano de qualidade e no fortalecimento da governação.
“ Estas ações permitirão ao país beneficiar do dividendo demográfico”, defendeu.
Na sua intervenção, o representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) na Guiné-Bissau, Cheikh Fall, disse esperar que os grupos mais vulneráveis beneficiem de competências e conhecimentos que os façam sentir melhor preparados para os seus futuros.
Neste sentido, apelou que todos trabalhem juntos para elevar os jovens e mulheres, dando-lhes o apoio de que necessitam para alcançar os três resultados transformadores: “um mundo onde cada gravidez é desejada, cada parto é seguro e o potencial de cada jovem é realizado”.
Por: Noemi Nhanguan
Foto: N.N



















