Os Búfalos, as forças especiais de defesa da Guiné-Bissau, marcaram diferença no desfile das comemorações do dia das forças armadas, 16 de novembro de 2021. O cenário no qual o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, não cumprimentou o Chefe do Governo, Nuno Gomes Nabian, nem o referiu em nenhum momento no seu discurso, também marcou o evento realizado em Bissau, no estádio nacional.
As comemorações da independência nacional, 24 de setembro, haviam sido proteladas para hoje, 16 de novembro, o dia das forças armadas, devido ao estado de calamidade que vigorava na altura e ao elevado número de infetados e óbitos por covid-19.
O desfile deste ano ficou marcado por uma apresentação extraordinária das façanhas dos Búfalos, à qual o povo não resistiu, sobretudo quando este grupo de militares guineenses respondeu aos cumprimentos do Presidente da República em tom de gemedora arrepiante, o povo soltou apupos e palmas em gesto de reconhecimento à forma como desfilara. A outra novidade na parada militar deste ano foi sem dúvida a entrada surpreendente da escolta presidencial que desceu ao terreno e desfilou em grande estilo.
A nível da organização, houve algumas inovações introduzidas nas bancadas. O público que foi assistir às comemorações do dia das FARP estava vestido a rigor e com as cores nacionais (vermelha, verde e amarela). Foram colocadas camisolas nas cadeiras correspondente a cada uma das cores da bandeira nacional.
As medidas sanitárias recomendadas foram respeitadas, como também se procedeu a distribuição de máscaras e álcool gel para a desinfeção das mãos. Havia uma equipa da cruz vermelha nacional, tanto de lado de fora como no interior do estádio e outra dos bombeiros humanitários para dar assistência a quem estivesse em situação de perigo. Não houve incidentes, pelo menos no interior do Estádio, o ambiente era de festa.

O chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, trajado de militar, chegou ao estádio quando eram 11 horas e 44 minutos, acompanhado dos seus homólogos Macky Sall do Senegal e George Weah da Libéria. A seguir Umaro Sissoco Embaló recebeu honras militares do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Biaguê Na N´Tan. Depois, seguiu-se a revista militar em viatura da presidência sob escolta de Biaguê Na N´tan, longe da vista da imprensa.
BÚFALOS RECEBEM OVAÇÃO DA POPULAÇÃO NO ESTÁDIO NACIONAL 24 DE SETEMBRO

Ao seu ritmo, os Búfalos, as forças especiais de defesa da Guiné-Bissau, marcaram outra vez a diferença no desfile deste ano. Na parte de cumprimentos, o povo não resistiu às suas façanhas.
Depois da mensagem à nação, o chefe de Estado foi informado do desfile militar por Biaguê Na N´Tan, Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau.
Nas comemorações do dia das FARP deste ano, Nuno Gomes Na Bian, primeiro-ministro da Guiné-Bissau, foi ignorado pelo chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, que cumprimentou todos, salvo o chefe do governo.

Para além dos convidados vindos dos países vizinhos e das organizações comunitárias e regionais africanas das quais a Guiné-Bissau é membro, destacam-se também as presenças do antigo Presidente da República, José Mário Vaz, do Presidente da República Interino, Raimundo Pereira, do primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, de alguns membros do governo e deputados da nação, bem como dos representantes de outros órgãos da soberania.m
Por: Filomeno Sambú
Foto: Marcelo Na Ritche



















