POP APELA AO NÃO USO DE MATERIAIS CORTANTES DURANTE OS FESTEJOS DO FIM DO ANO E DO ANO NOVO

O Comissariado Nacional da Polícia da Ordem Pública (POP) apelou aos cidadãos, sobretudo aos jovens, a não portarem materiais contratantes durante o festejo da passagem do ano e do ano novo, para não perigar o ambiente de “ boa camaradagem” entre os guineenses.

O apelo foi tornado público esta quarta-feira, 29 de dezembro de 2021, pelo comandante adjunto do Comissariado Nacional da Ordem Pública, 1º Superintendente Salvador Soares, em conferência de imprensa.

Salvador Soares fez esse apelo quando anunciava as novas medidas do plano conjunto de segurança para as comemorações do final do ano e do ano novo adotado pelo Comissariado. O plano integra três mil e quinhentos (3.500) elementos das forças de defesa e segurança, nomeadamente, a Polícia da Ordem Pública (POP), a Guarda Nacional (GN), os Serviços de Informação e Segurança (SIS), a Polícia Judiciária, a Interpol, a Proteção Civil e as Forças Armadas.

 Entre as medidas anunciadas, destacam-se a proibição de circulação de viaturas não autorizadas em todas as grandes cidades do país, das 23h:30 do dia 31 de dezembro de 2021 às 00h:30 do dia 1 de janeiro de 2022. O Comissariado Nacional da POP aconselha os motoristas, tanto de carros públicos quanto dos particulares, a absterem-se de conduzir sob efeitos de álcool.

“Quem estiver embriagado não deve conduzir e quem estiver a conduzir não deve ter álcool no sangue”, alertou Salvador Soares, apelando aos pais e encarregados de educação a cuidarem dos seus filhos e educandos durante os festejos, para evitar incidentes registados no natal.

“Aos proprietários de lugares de diversão privados, discotecas e outros, a respeitarem as medidas de segurança exigidas por lei”, notou, para de seguida chamar atenção aos clientes que recorrem aos grandes mercados ou supermercados nestes períodos de festa, a não portarem objetos de grande valor suscetíveis de  incentivar crimes ou violências na via pública.

Em relação ao balanço da festa do natal, Salvador Soares disse que em termos operacionais ”foi um sucesso” e que as operações desencadeadas pelas forças de segurança resultaram na apreensão de 14 delinquentes, consumidores de liamba, que praticavam atos ilícitos no perímetro do edifício de 3 de Agosto em Bissau.      

Em Cacheu, por exemplo, frisou que confronto entre agentes policiais e assaltantes a mão armada na tabanca de PANDIM, setor de Canchungo, resultou na recuperação de 15 cabritos e carneiros. Os registos da POP a nível nacional indicam que houve 20 agressões físicas ligeiras, 11 acidentes de viação com registo de um óbito e um ferido grave e um total de 16 incêndios, que resultaram em um morto na região de Biombo, setor de Safim.

Por: Filomeno Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *