Figura da semana: EUSÉBIO MANGO FERNANDES ELEITO EMPRESÁRIO DO ANO

[SEMANA 01_2022] Eusébio Mango Fernandes conquistou o prémio de empresário de futebol do ano na Guiné-Bissau, na oitava edição da Gala “Blue Fashion”, realizada pela primeira vez em Bissau. A iniciativa é do músico e promotor guineense Heitor Sampaio, que decidiu reconhecer o trabalho de Mango Fernandes pela sua ascensão ao mercado futebolístico internacional, nomeadamente na Europa.

Os anteriores galardões atribuídos ao Eusébio Mango Fernandes aconteceram em 2017 e 2018, pelo seu brilhante trabalho para promover a imagem positiva do país na área empresarial.

                                                               BIOGRAFIA

Eusébio Mango Fernandes nasceu em Bissau,  concretamente no bairro de Pefine. Começou a dar os seus primeiros pontapés na bola desde criança no seu bairro natal,  antes de ingressar no Sporting Clube de Portugal, em 1988. Na época 1987-1988 ingressou nos iniciados do Sporting. 88-89 militou nos juvenis de Portimonense e no ano seguinte, 89-90, regressou aos juvenis de Alvalade. 90-91 representou os juniores do FC Porto e Famalicão. Na temporada seguinte voltou a vestir-se de dragão ao peito. Em 91-92 voltou para os juniores de Portimão.

Nas temporadas 92-93 e 93-94 jogou no Lousanense. 94-95 vestiu as cores do Oliveira do Hospital e de seguida representou a formação da Torres Novas. Em 96-97 atuou na formação do Recreio Águeda e na época 97-98 jogou no AD Valonguense. Atualmente, Eusébio Mango Fernandes é considerado o segundo melhor empresário de futebol guineense, ele representa um grosso número de jogadores guineenses, só é superado por Catio Baldé neste capítulo.

Eusébio Mango Fernandes representou também os três escalões da seleção portuguesa,  nomeadamente,sub-16,  sub-17 e sub-18. Após o seu ciclo como jogador foi convidado pela estrutura do Sporting Clube de Portugal para trabalhar como observador técnico na zona centro,  onde exerceu essa função durante 6 anos.

Concluída essa etapa, decidiu fazer a formação como agente FIFA, daí recebeu o convite da US11 para trabalhar numa parceria como empresário para o mercado africano. Função que desempenhou durante 3 anos. Depois do seu percurso US11, Mango Fernandes criou a sua própria empresa de representação dos jogadores conhecida por “Mango International Foot”.

Por: Alison Cabral 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *