GOVERNO CONFIRMA RETIRADA DE SEIS CIDADÃOS GUINEENSES DA UCRÂNIA

O governo da Guiné-Bissau, através do ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação internacional e das Comunidades, confirmou esta segunda-feira, 07 de março de 2022, a retirada de seis cidadãos guineenses da Ucrânia, país europeu confrontado com conflito armado contra a Rússia.

A informação foi avançada pelo gabinete da comunicação do ministério dos Negócios Estrangeiros em nota à imprensa que O Democrata consultou. 

“O ministério dos Negócios Estrangeiros conseguiu retirar e evacuar da Ucrânia seis dos nove cidadãos guineenses, dos quais cinco para a Polónia, um para Angola e os outros três já tinham saído”, pode ler-se no comunicado.

O ministério dos Negócios Estrangeiros informou ainda que a evacuação foi possível no âmbito dos acordos de proteção consular assinados com alguns países membros da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da colaboração com algumas organizações não-governamentais.

O governo disse estar engajado na identificação de mais cidadãos guineenses para retirá-los daquele país [Ucrânia] do leste da Europa. 

Por: Epifânia Mendonça   

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *