O rei de Marrocos, Mohammed VI, recebeu na quinta-feira, 7 de abril de 2022, no Palácio Real de Rabat, o primeiro-ministro do reino de Espanha, Pedro Sanchez, durante uma visita a Rabat, no âmbito de uma “nova fase” de parceria entre os Reinos de Marrocos e Espanha.
As relações entre Rabat e Madrid deterioraram-se acentuadamente após a hospitalização do líder de Polisário em território espanhol. Marrocos, que agora parece ter virado essa página, quer ser tratado como um parceiro de confiança, sobretudo em termos de segurança.
A visita do chefe do executivo espanhol serviu de oportunidade para rever vários aspetos de interesse comum nas suas componentes política, económica, segurança e cultural, particularmente no que concerne às questões regionais e internacionais.
O chefe do governo espanhol anunciou oficialmente a 18 de março o seu apoio ao plano de autonomia marroquina apresentada em 2007, qualificando-o como “a base mais séria, realista e credível para a resolução do diferendo do Sahara”.
Durante a audiência com o rei Mohammed VI, o primeiro-ministro espanhol reafirmou a posição da Espanha sobre a questão do Sahara, considerando a iniciativa de autonomia marroquina como a base mais séria, realista e credível para a resolução do diferendo.
Na ocasião, os dois interlocutores reiteraram o desejo de abrir uma nova etapa nas relações entre os dois países, assente no respeito mútuo, confiança mútua, consulta permanente, franca e leal.
Em declaração conjunta no final da audiência, Pedro Sanchez afirmou que a Espanha “reconhece a importância da questão do Sahara para Marrocos, bem como os esforços sérios e credíveis de Marrocos no âmbito das Nações Unidas para encontrar uma solução mutuamente aceitável”.
“Assim, a Espanha considera a iniciativa de autonomia marroquina, apresentada em 2007, como a base mais séria, realista e credível para a resolução deste diferendo”, sublinha.
Esta posição da Espanha será incluída no novo roteiro sustentável e ambicioso que os dois países pretendem estabelecer.
A visita a Marrocos do primeiro-ministro espanhol é um momento importante para consolidar esse roteiro e definir as prioridades para a próxima reunião de Alto Nível (HLM) a realizar antes do final do ano em curso, realça o comunicado conjunto.

Salienta-se que assistiram a essa audiência, do lado espanhol, o ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação, José Manuel Albares, o Embaixador de Espanha em Rabat, Ricardo Diez-Hochleitner, e do lado marroquino, o Conselheiro do Rei, Fouad Ali El Himma, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos que Vivem no Estrangeiro, Nasser Bourita, e a Embaixadora do Rei em Madrid, Karima Benyaich.
Por: Redação
















