Visita do PM Cabo-Verde: BISSAU E PRAIA RUBRICAM ACORDOS NOS DOMÍNIOS DA ECONOMIA DIGITAL E DO ENSINO SUPERIOR

O governo da Guiné-Bissau e o de Cabo Verde rubricaram três acordos de cooperação nos domínios da economia digital, da diplomacia e do ensino superior. O protocolo do acordo foi assinado esta segunda-feira, 09 de maio de 2022, por Suzi Carla Barbosa e Rui Alberto de Figueiredo Soares, ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países.   

O ato teve lugar em Bissau no âmbito da visita de quatro dias que o chefe do governo cabo-verdiano, José Ulisses Correia e Silva, efetua à Guiné-Bissau para reforçar as relações bilaterais e o diálogo político entre os dois países.   

Em declaração conjunta aos jornalistas depois da assinatura do acordo, o primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, disse que a Guiné-Bissau é um país com características que permitem desenvolver a agricultura e a pesca, enquanto Cabo Verde é um país que se acentua num outro nível do desenvolvimento, pelo que a Guiné-Bissau deveria seguir a experiência cabo-verdiana principalmente nos domínios do ensino superior, pesca e das energias renováveis.

“Vamos criar as condições para que os empresários cabo-verdianos tenham condições de investir na Guiné-Bissau” garantiu, para de seguida, revelar que brevemente o país contará com um centro de transformação de pescado e, consequentemente, a sua exportação por via marítima para Cabo Verde.

Por sua vez, José Ulisses Correia e Silva explicou que assinou três instrumentos jurídicos com a Guiné-Bissau, com destaque para o acordo no domínio do ensino superior com objetivo de criar um intercâmbio académico, científico e de investigação entre docentes e estudantes.

A nível da economia digital, disse que é uma área na qual os dois países devem colocar maior foco, porque “a digitalização faz transformações e cria oportunidades de mercado, particularmente para jovens”. Acrescentou que o seu país está interessado em estabelecer outros relacionamentos com a Guiné-Bissau, sobretudo no domínio comercial e investir na área dos transportes.

Revelou, neste particular, que brevemente Bissau e Praia poderão ter uma ligação mais frequente de voos diretos. Enfatizou que Cabo Verde está interessado em estender a cooperação para o domínio de transporte marítimo, realçando as potencialidades turísticas da Guiné-Bissau.  

“Temos aqui um campo de oportunidade que podemos juntos avançar mais” disse, admitindo a necessidade de ser reativada a comissão mista criada desde 2015 e que nunca foi operacionalizada. 

Por: Epifânia Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *