Figura da semana: MAJOR DA GUARDA NACIONAL GANHA PRÉMIO MUNDIAL DE LUTA CONTRA TRÁFICO DE SERES HUMANOS

[SEMANA 18_2022] O oficial da Guarda Nacional, Mussa Indjai, foi homenageado com o Prémio Mundial de luta contra o tráfico de seres humanos pelo Centro Regional de Formação da África Ocidental (RTC), em colaboração com a Academia Internacional de Aplicação da Lei (ILEA). O evento decorreu em formato virtual a 25 de abril, assinalado como o “Dia da ILEA”, a partir de Acra, capital do Gana. 

Segundo a página da ILEA, a homenagem tem como objetivo destacar as realizações dos ex-alunos da RTC/ILEA na luta contra o crime organizado transnacional, através de três objetivos do programa ILEA: a cooperação excecional com parceiros americanos, a cooperação excecional com parceiros regionais e o sucesso operacional excecional.

BIOGRAFIA

Mussa Indjai nasceu no dia 31 de maio de 1984 em Catió, região de Tombali, sul da Guiné-Bissau. Fez os estudos primários na escola Canhe Na Tungue, tendo concluído o ensino secundário no liceu regional Areolino Cruz em Catió. Especializou-se em investigação criminal em Lisboa (Portugal), em 2011. Licenciou-se em Direito pela Universidade Jean Piaget (Guiné-Bissau), ano letivo 2017/2018. Fez o curso do sistema de segurança e violência eleitoral no Centro KOFI ANNAN, em Acra.

Fez igualmente estudos profissionais no âmbito do tráfico de seres humanos, migração irregular e contrabando de migrantes, em Espanha e o curso policial no Instituto de academia de polícia de Zhejiang, na República Popular da China. Participou na formação sobre rede de proteção de tráfico a nível dos países da África Ocidental.

Desempenhou a função de chefe do departamento da Cooperação e Relações Públicas do Comando Geral da Guarda Nacional e Ponto Focal na área de prevenção e combate à criminalidade transnacional, de 2000 a 2021. Atualmente é diretor adjunto da Cooperação e Relações Públicas do ministério do Interior e coordenador do Projeto de Luta Contra Tráfico de Seres Humanos, em especial mulheres e crianças. É membro fundador do Comité Nacional de prevenção e luta contra o tráfico de seres humanos.

Por: Epifânia Mendonça

2 thoughts on “Figura da semana: MAJOR DA GUARDA NACIONAL GANHA PRÉMIO MUNDIAL DE LUTA CONTRA TRÁFICO DE SERES HUMANOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *