O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, mantém em funções Nuno Gomes Na Biam, primeiro-ministro e Soares Sambú vice-primeiro-ministro, depois de dissolver a Assembleia Nacional Popular e marcar as eleições legislativas antecipadas para o dia 18 de dezembro de 2022.
“O primeiro-ministro, senhor Nuno Gomes Nabiam e o vice-primeiro-ministro, senhor Soares Sambú, mantêm-se em funções até à realização das eleições legislativas” lê-se no decreto nº 25/2022.

Salienta-se que na última sexta-feira, o Presidente Embaló, reuniu-se separadamente com o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, e com os líderes de partidos com assento na Assembleia Nacional Popular, na qual anunciou-lhes a intenção de dissolver o Parlamento, devido à crise política e às queixas recebidas do poder judicial.
Os encontros com os partidos políticos e presidente do Parlamento aconteceram no momento em que os deputados criticaram a vinda de uma missão de estabilização da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a Guiné-Bissau, sem informação precisa nem consultas ao Parlamento.
Por: Tiago Seide





















