GOVERNO RECONHECE QUE AS REGIÕES ESTÃO TOTALMENTE ‘PARALISADAS’

O Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, reconheceu esta terça-feira, 02 de agosto de 2022, que as regiões da Guiné-Bissau estão totalmente “paralisadas”, sublinhando, que o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, está inconformado com a situação em que se encontram as regiões do país, pelo que é preciso mudar a tendência.

Fernando Gomes falava na cerimônia de posse dos governadores da Região de Bolama Bijagós, Fernando Ié; de Oio, Martinho Moreira; e de Biombo, Franklin Rosete Lopes Rodrigues, bem como do vice-presidente da Câmara Municipal de Bissau, Fernando Gomes. O ato decorreu no palácio do Governo, em Bissau. Gomes revelou que, pela primeira vez na Guiné-Bissau, o Presidente da República tomou a iniciativa de equiparar os governadores das regiões com as funções e regalias de Secretários de Estado, e os administradores passarão a serem equiparados a diretores gerais.

O governante informou que a iniciativa do Chefe de Estado visa  exigir dos governadores e administradores mais trabalho, transparência e gestão rigorosa da coisa pública, para melhorar a situação das regiões do país. 


“Seremos muito rigorosos nas receitas cobradas, começando pela Câmara Municipal de Bissau, regiões e setores. Temos que ver algum investimento nas regiões, não é possível as pessoas continuarem acobrar receitas, depois o Estado não sabe do paradeiro dos fundos coletados. Isso deve acabar, enquanto titular do ministério da administração territorial e poder local. Cada região adotou o seu recibo e talão de cobrança de forma desenfreada e nada é revertido para construir algo naquelas localidades. Doravante, será produzido um único modelo recibo de cobrança para todas as regiões para melhor controlarmos as receitas que serão  repartidas de acordo com a lei”, advertiu.

Fernando Gomes reconheceu que o tempo útil de vida do atual governo é muito curto, porque o horizonte é para 18 de dezembro e a missão principal é organizar eleições, mas disse ser possível fazer algo.

Gomes informou que a Câmara Municipal de Bissau, está completamente arruinada, com dívidas herdadas, sem fundo, mas apelou a nova direção a imprimir esforços para remover lixos em Bissau e gerir receitas.

“A atual direção da Câmara Municipal de Bissau herdou aquela instituição em estado catastrófico, de maneira que devem trabalhar arduamente para inverter a situação, recebendo claro apoio do executivo, na medida do possível, para ultrapassar a situação em que a cidade de Bissau se encontra e as regiões também”, concluiu.



Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *