FERNANDO GOMES ADMITE QUE CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU É  UMA “INSTITUIÇÃO FALIDA “ E  “DESORGANIZADA” 

O Ministro da Administração Territorial e Poder Local admitiu esta terça-feira, 09 de agosto de 2022, que a Câmara Municipal de Bissau (CMB)  transformou-senuma instituição  “falida” e desorganizada, resultado da má gestão  da antiga direção.

O governante falava depois da visita ao espaço verde do Bairro de Ajuda, para  constatar o que se passa naquele espaço, tendo criticado o fato de o espaço verde ter sido transformado num espaço para  “construções clandestinas”.

“Devido à desconcentração das pessoas no período muito crítico da Covid-19, alguns vendedores foram deslocados pelo governo do mercado de Bandim para, provisoriamente, ocuparem o espaço até que a situação  se normalizasse, mas outros sem nenhuma autorização e  à margem da lei decidiram fazer construções clandestinas no espaço ”, criticou. 

O titular da pasta da Administração Territorial e Poder Local anunciou que serão  tomadas algumas diligências para descobrir como os atuais ocupantes adquiriram o espaço, bem como  quem os autorizou a  construírem cacifos no espaço verde.

Fernando Gomes defendeu que é preciso evitar aglomeração de pessoas no espaço , porque “ o espaço foi cedido temporariamente com o objetivo  específico, não para  construções clandestinas”. 

Criticou o estado em que se encontra o espaço e avisou que, caso não seja resolvido o problema num curto espaço de tempo, serão tomadas medidas  e consequente responsabilização da anterior direção pela má gestão da CMB.

Questionado sobre a situação de lixos amontoados nas ruas de Bissau, Fernando Gomes  reconheceu que nos últimos dois meses a situação de lixos nas ruas de Bissau  tem sido uma grande dor de cabeça, mas graças ao empenho e esforço da nova direção da Câmara Municipal de Bissau, a situação poderá ser ultrapassada em breve.

Por: Carolina Djemé/ Simaira Tavares de Carvalho.

Fotos: F.S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.