GOVERNO ANUNCIA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE ENSINO SUPERIOR

O Ministro do Ensino Superior e Investigação Científica, Timóteo Saba Imbunda, anunciou esta segunda-feira, 15 de agosto de 2022, a organização de uma conferência nacional, em novembro próximo, para pensar o estado atual do ensino superior e investigação científica na Guiné-Bissau.

Segundo Timóteo Saba Imbunda, no encontro que irá decorrer sob lema “Por uma agenda nacional do Ensino Superior e Investigação Científica”, os atores ligados ao setor debaterão questões ligadas ao avanço e recuo do ensino superior e apresentar as propostas de soluções que visam melhorar o ensino superior no país.

“Queremos organizar uma conferência nacional que vai trazer benefícios concretos para o nosso ensino superior. As soluções que vão ser encontradas durante os diferentes debates serão remetidas ao governo para melhor o quadro do ensino superior. Entretanto, todos os guineenses devem ter a sensibilidade sobre o ensino superior, porque não se pode falar no desenvolvimento de um país sem apostar na formação e na produção de conhecimentos” insistiu o governante, depois de ter visitado a Universidade Amílcar Lopes Cabral, Escola de Educação Física e Desportos (ENEFD), 17 de fevereiro, Universidade Colinas de Boé, Universidade Lusófona da Guiné e a Universidade Jean Piaget.

Apesar do governo ter a missão principal preparar e organizar as eleições legislativas, Timóteo Saba disse que isso não deve ser motivo para não trabalhar para projetar o setor.

Reconheceu que as instituições do ensino superior deparam-se com grandes problemas, pelo que apelou à união de esforços para mitigá-los.

Porː Noemi Nhanguan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *