BISSAU E PRAIA QUEREM A RETOMA REGULAR DA LINHA MARÍTIMA ENTRE DOIS PAÍSES

A questão da linha marítima regular entre Bissau e a Praia, marcou esta quinta-feira, 5 de Março, o início dos trabalhos de uma missão empresarial cabo-verdiana em Bissau. Depois de vários anos sem uma ligação marítima regular entre a Guiné-Bissau e Cabo Verde, uma delegação empresarial deste país, chefiada pela ministra de Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes.

A referida missão reuniu na manhã de hoje com o governo e operadores económicos guineenses para identificar as oportunidades de negócios existentes, assim como analisar as parcerias público-privadas e o ambiente de negócio nos dois países.

A governante cabo-verdiana disse na sua declaração que a ausência de uma linha marítima regular entre Bissau e Cabo-Verde é uma preocupação, na medida em que facilitaria a circulação de bens entres os dois países.

Lembra, pois que o assunto já tinha sido tratado aquando da visita a Cabo Verde do Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, tendo José Maria Neves, chefe do Governo de Cabo Verde, sugerido a colocação na linha, Praia-Bissau-Praia, o navio “Praia da Guarda”.

“O assunto está a ser devidamente tratado. Cremos que há todas as condições para a operacionalização desta linha”, defende.

Leonesas Fortes espera no entanto, que oportunidades de negócios entre Cabo Verde e Guiné-Bissau e as potencialidades agrícolas existentes abram enormes vantagens aos operadores económicos dos dois países.

Defende ainda que seria crucial dar a importância não só ao setor de produção com as novas tecnologias de redes, como também ao de comercialização e exploração.

Na sua perspetiva, torna-se necessária atualização do acordo fitossanitário já existente entre os dois estados irmãos. Ao mesmo tempo, sugere que os ministérios da agricultura dos dois governos criem mecanismos necessários de se manterem em contacto permanente para a atualização do acordo fitossanitário.

Geraldo Martins, Ministro da Economia e das Finanças da Guiné-Bissau, acredita que a concretização da visita da missão empresarial cabo-verdiana a Guiné-Bissau, vem confirmar o empenho dos dois países em elevar ao mais alto nível as relações profundas que unem os dois povos.

A missão empresarial de cabo-verdiana termina seus trabalhos a 8 de Março, dia Internacional das Mulheres.

Por: Filomeno Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *